Confira os golpes por aplicativos para Android que abrigam elementos maliciosos
Entenda como os golpes financeiros eram aplicados através desses aplicativos e fique atento(a)!
O Google tem investido bastante na segurança dos aplicativos que são oferecidos na sua loja, a Play Store. Assim, em parceria com empresas de segurança, como a Zimperium zLabs, realizou ações para encontrar programas maldosos, capazes de roubar dados pessoais dos usuários.
Desta forma, a empresa conseguiu identificar vários golpes por aplicativos para Android, que serviam de abrigo para elementos maliciosos e fizeram muitas vítimas. Mas você sabe como esse roubo acontecia? Acompanhe este artigo para saber mais detalhes e fique esperto(a)!
Leia mais: Aplicativo disponível no Google Play Store já infectou mais de 500 mil aparelhos celulares
Golpes por aplicativos para Android que abrigam elementos maliciosos
Apesar do Google ter identificado os aplicativos maliciosos, o levantamento da Zimperium zLabs é que aproximadamente 100 milhões de celulares foram infectados. Esses aparelhos estão distribuídos entre 70 países diferentes, e a estimativa é que os programas estavam na Play Store desde março de 2020.
Assim, quando o usuário instalava essas ferramentas, o seu número de celular era automaticamente registrado em serviços premium de SMS. Logo, era feita uma cobrança de 15 dólares (cerca de R$ 80 no Brasil) nas contas telefônicas das vítimas.
Entretanto, as pessoas não notavam o acontecimento imediatamente, e os criminosos obtinham dinheiro por meio dessas assinaturas durante vários meses. Assim, os elementos maliciosos foram chamados de Dark Herring.
A ação desses agentes criminosos ficou escondida por tanto tempo devido a diversas razões. Entre elas, está a presença dos elementos em muitos aplicativos, o contato por servidores remotos e a capacidade de evitar a detecção por antivírus.
Ademais, os criminosos do Dark Herring faziam uso de uma tecnologia rebuscada, onde conseguiam controlar os celulares das vítimas de maneira individual. Então, era possível estabelecer os períodos de maior precaução para não serem identificados.
Embora esses aplicativos tenham feito muitas vítimas, é muito difícil que os usuários consigam um reembolso do dinheiro gasto com os serviços premium de SMS. Isso porque uma enorme quantidade de países do mundo não possui legislações sobre serviços contratados através de mensagens de texto.
Por fim, pode ficar tranquilo(a)! O Google afirmou que todos esses aplicativos foram removidos da Play Store e, portanto, a plataforma já está mais segura.
Comentários estão fechados.