Você já esteve numa situação em que sabia que estava qualificado para algo, mas um “medo” ou “sensação de insegurança” tomou conta? Se você respondeu sim, é possível que esteja lidando com problemas de baixa autoestima, visto que esse é um dos sintomas. É importante lembrar que a falta de autoestima está diretamente ligada à questões como falta de conhecimento pessoal, autoaceitação e até amor-próprio. Por isso, é importante conhecer alguns sinais que podem indicar esse problema e que você deve começar a lidar com eles agora mesmo.
Leia mais: Aumente a sua expectativa de vida com a alimentação correta
Veja sinais mais comuns que indicam falta de autoestima
É completamente normal que nem sempre estejamos satisfeitos conosco. Contudo, quando isso ocorre com frequência, deve ser motivo para ficar em alerta. Isso acontece porque a baixa autoestima afeta diversos aspectos de nossas vidas, incluindo oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Ela também aumenta a dificuldade de se relacionar com os outros e também o estresse.
1. Sensação de rejeição
Um dos sinais mais comuns que podem indicar que você está com uma valorização baixa sobre si próprio é relacionado ao sentimento de rejeição. A sensação de que a qualquer momento você pode ser deixado de lado por não ser bom o suficiente para o outro é uma visão distorcida sobre suas próprias qualidades, o que pode indicar que você está com pouca autoconfiança.
2. Inferiorização constante
O sentimento de querer sempre melhorar é bom e importante até certo ponto. Porém, à medida em que você não consegue mais reconhecer as vitórias diárias e está sempre se colocando para baixo, isso pode começar a se tornar preocupante.
3. Falta de confiança
A falta de confiança está muito ligada com a baixa autoestima. Isso porque quando nós não nos valorizamos, fica mais difícil confiar nas nossas habilidades para exercer determinada tarefa ou papel.
4. Comparação frequente
Por fim, o último sinal mais comum que pode indicar baixa autoestima é a comparação frequente. Além de ficar sempre olhando para o próximo e se comparando, normalmente esse tipo de ação segue com sentimentos de inferiorização, desprezo e não aceitação daquilo que se é.
