Confira alguns alimentos que não devem ser lavados antes do preparo
O acúmulo de bactérias pode ser facilitado ao entrar em contato com a água no caso de alguns alimentos.
Apesar de a higiene da cozinha e a lavagem dos alimentos serem consideradas essenciais para evitar intoxicações alimentares, como as causadas por Salmonella, existem algumas situações em que esse tipo de procedimento deve ser evitado.
Pode parecer improvável, mas existem alimentos que trazem ainda mais riscos quando entram em contato com a água, incluindo a perda do sabor em alguns casos. Por isso, confira neste artigo quais alimentos não devem ser lavados antes do preparo.
Leia mais: Poderosos aliados: confira aqui os melhores sucos antioxidantes
Alimentos que não devem ser lavados antes do preparo
Preparar os alimentos antes de cozinhar é um passo muito importante na maioria dos casos para evitar doenças perigosas. No entanto, muitas pessoas não sabem que em algumas situações é melhor não fazer isso, a fim de evitar o acúmulo de bactérias ou então a perda do sabor e nutrientes dos alimentos. Veja alguns que se enquadram nesse caso a seguir.
1. Carne
Tanto a carne bovina quanto a de peixe perdem as suas propriedades e sabor quando lavadas antes de cozinhar. Para evitar qualquer tipo de bactéria na cozinha, a melhor opção é cozinhá-las bem, pois as bactérias mais perigosas são encontradas na superfície da carne.
Procedimento semelhante ocorre com o frango. Ao colocá-lo para lavar, a probabilidade dos microrganismos presentes, como Campylobacter, se espalharem e causarem febre, diarreia e até gastroenterite, é muito maior.
2. Massa de macarrão
Colocar o macarrão na água fervente para cozinhar já é suficiente para matar possíveis bactérias. Ao lavar a massa antes de colocar no fogão, o amido será retirado, deixando a comida pastosa e mole, dificultando também a penetração dos molhos que dão sabor ao macarrão.
3. Ovos
Se você tem o hábito de lavar os ovos antes de usá-los ou guardá-los na geladeira, pare agora mesmo! A casca já está protegendo a clara e faz com que o item fique longe dos germes. Se você lavar o ovo, estará removendo a fina camada protetora, de forma que, se o ovo contiver algum resíduo infeccioso, a bactéria poderá fluir pelos poros da casca sem proteção.
Comentários estão fechados.