Como manter a memória ativa? Confira técnicas para não perder a memória
Dicas para melhorar a memória e manter o cérebro jovem.
Ao decorrer do envelhecimento, a memória, assim como outros processos que acontecem no corpo, sofrem um desgaste e começam a falhar. Isso ocorre pois a velocidade de transmissão do impulso nervoso entre os neurônios diminui com a idade. Entretanto, existem práticas que podem contribuir para o retardar esse envelhecimento da memória, assim como amenizar os esquecimentos. Isso ocorre através de atividades que estimulam o funcionamento cerebral.
Para saber mais sobre essas técnicas para não perder a memória, confira essas dicas!
Leia mais: Veja como a tecnologia e o estresse podem afetar nossa memória.
Técnicas para não perder a memória
- Praticar atividade física
Incluir a atividade física na sua rotina, além de manter uma alimentação equilibrada, são medidas necessárias para manter a mente sempre funcionando na sua melhor forma. Os exercícios físicos melhoram a circulação e o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que faz com que suas células sejam protegidas. Por isso, recomenda-se a prática de atividades físicas pelo menos 3 vezes na semana.
- Mantenha a cabeça em funcionamento
Estimular o hábito da leitura, dos estudos, assim como jogos e atividades que instigam a memória, contribuem para que os neurônios possam estabelecer mais conexões entre si. E quanto maior for a sua comunicação, melhor para o cérebro.
Por conta da alta comunicação nervosa, o cérebro passa a adquirir maior capacidade para contornar falhas, e até mesmo retardar demências. Por isso, estar sempre lendo livros, praticando jogos ou aprendendo uma nova língua faz com que seu cérebro se esforce para se manter ativo.
- Tenha boas noites de sono
Dormir bem é fundamental para manter a cabeça funcionando de forma adequada. Afinal, é durante o sono que ocorre o armazenamento de grande parte das memórias. Por conta disso, um bom repouso, sem interrupções, é essencial.
Ademais, um cérebro cansado também promove um aumento dos níveis de estresse, além de dificultar a retenção das informações. Com o passar do tempo, isto causa tantos esquecimentos que passam a deixar o indivíduo ainda mais confuso.
Comentários estão fechados.