Confronto: professor acusou aluno de fazer trabalho em IA, mas se equivocou
Professor questionou sobre a autoria do trabalho de um aluno, mas se equivocou em suas conclusões. A IA atrapalha ou ajuda?
Os educadores enfrentam desafios no combate ao uso do ChatGPT nas salas de aula. Opiniões divergem quanto aos benefícios educacionais dessa inteligência artificial em comparação com as preocupações relacionadas ao plágio, por exemplo. Ainda assim, há muito para ser discutido.
Enquanto alguns defendem que os recursos oferecidos pela IA superam as potenciais desvantagens, outros argumentam a favor de uma proibição total da ferramenta nas universidades.
A verdade é que o plágio já existia mesmo antes da criação da OpenAI, mas surge a necessidade de uma educação específica para a nova IA.
A tecnologia avançada da inteligência artificial parece ter gerado confusão em muitas pessoas. Inclusive, um professor adotou um método diferenciado para conseguir detectar se um trabalho foi plagiado ou não.
Um professor suspeitou que o trabalho de um aluno estava “muito bem feito” para ter sido escrito por um humano, então ele recorreu a um robô para obter respostas. Quem compartilhou a experiência foi o estudante universitário no fórum do Reddit.
Parece que a percepção do professor não funcionou muito bem.
Professor acusa aluno de usar ChatGPT
Devido à alta qualidade do trabalho do aluno, o professor presumiu que ele deve ter utilizado tecnologia de IA para concluí-lo. Em um e-mail para o universitário, o professor escreveu: “Quando li suas respostas, elas pareciam muito bem feitas – quase perfeitas demais. Então perguntei ao ChatGPT se ele as havia escrito, e ele afirmou que sim. Com base nessa informação, segui adiante.”
O professor atribuiu uma nota zero ao aluno na redação com base na afirmação do ChatGPT de que ele a havia escrito.
No entanto, o aluno, surpreso com a nota recebida por seu trabalho árduo, procurou o professor para discutir a situação. O professor, depois de verificar em diversos sites de detecção de IA, percebeu que a redação foi escrita por um humano e se desculpou pelo mal-entendido.
Após receber as novas informações, o professor reavaliou as pontuações do aluno para refletir o fato de que ele realmente havia escrito suas próprias respostas.
O aluno, embora inicialmente afetado pelo zero atribuído, parece não guardar ressentimentos em relação ao professor. Ele encerra sua postagem com uma expressão de surpresa e perplexidade.
Algumas pessoas no Reddit expressaram opiniões divergentes sobre como os professores lidarão com a questão do plágio de IA. Um usuário sugere que os educadores adotem métodos mais tradicionais, como a escrita manual de redações e outras tarefas, para evitar a possibilidade de plágio.
Outros usuários defendem a incorporação da tecnologia de IA no trabalho escolar, argumentando que lutar contra seu avanço não é eficaz e comparando-a à resistência inicial às calculadoras nas salas de aula.
A discussão no fórum reflete diferentes perspectivas sobre como a educação pode se adaptar a essas mudanças tecnológicas.
Parece que a discussão não está só na universidade, mas o público também tem manifestado opiniões. O que você pensa a respeito?
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