Congelamento do IPVA 2022: Estado aprova a medida com unanimidade
Para o governador do estado, a medida “com certeza vai aliviar muito o bolso de milhares de mato-grossenses”.
Na manhã de terça-feira, 11 de janeiro, a Assembleia Legislativa do estado do Mato Grosso aprovou com unanimidade o congelamento do IPVA 2022. Na ocasião, foi aprovado o decreto do governador Mauro Mendes que propunha o congelamento do imposto no ano corrente.
Leia Mais: Isenção do IPVA em 2022: quais modelos de carros estão na lista de isenção?
Após a aprovação da proposta na Assembleia Legislativa, o governador agradeceu à Assembleia Legislativa e disse que a medida será muito benéfica. Segundo Mendes, a medida “com certeza vai aliviar muito o bolso de milhares de mato-grossenses”, um dos estados mais afetados pela pandemia do coronavírus.
Decreto de Calamidade Pública
Ao emitir o decreto, Mauro Mendes disse que temia um endividamento em massa nas famílias mato-grossenses em decorrência do aumento do imposto. Por isso, anunciou o decreto rotulado de calamidade pública, pretendendo, por meio dessa medida, aliviar o orçamento familiar no estado.
A Assembleia rapidamente acatou o decreto durante a discussão na Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentaria. Segundo o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, Max Russi (PSB), a aprovação representa uma “vitória do povo”. Para ele, os deputados estaduais do estado tiveram “a sensibilidade de entender a importância desse tema e abriu mão de um recurso considerável”.
Aprovação barra 40% de aumento no IPVA
Por meio desse decreto, os cidadãos de Mato Grosso não sentirão o impacto da subida no valor do IPVA anunciado para o ano de 2022. Esse aumento seria de 30 a 40% segundo a tabela Fipe, o que tem gerado um incômodo generalizado entre a população. Sendo assim, o estado segue tentando reparar os danos causados pela pandemia da Covid-19, que trouxe impactos muito negativos à economia.
Por exemplo, um dos fatores para a aprovação do decreto foi justamente o aumento nos preços de veículos durante a pandemia, além do aumento da gasolina e demais efeitos da inflação. Dessa forma, os cidadãos mato-grossenses pagarão o IPVA segundo os valores de 2021.
Então, agora que você sabe mais sobre o congelamento do IPVA 2022, aproveite para encaminhar esse artigo para aquele seu amigo que também gostaria de saber.
Comentários estão fechados.