Conheça 5 opções de corte de carne que são melhores que a picanha
O preço da picanha está alto na sua cidade? Então confira esses 5 tipos de corte de carne que são mais baratos e têm qualidades equivalentes.
É praticamente inevitável: quando o assunto é churrasco, o nome “picanha” surge quase que automaticamente.
Entretanto, não é segredo para ninguém que o preço desse corte de carne nobre tem subido muito nos últimos anos, o que fez a maioria das pessoas desistirem de escolhê-lo.
Felizmente, existem outros cortes nobres e de qualidade que podem ser usados no lugar da picanha em qualquer churrasco.
Essas opções são mais baratas que a picanha e proporcionam sabor equivalente ao do famoso corte. Pronto para conhecê-los? Então continue lendo!
1. Ancho
O ancho, também conhecido como ribeye, é uma porção de carne retirada da parte frontal do contrafilé. Suas principais características são a alta marmorização e a grande quantidade de gordura externa que apresenta.
Por causa dessas características, o ancho torna-se macio e saboroso, sendo perfeito para churrascos. A melhor forma de preparar esse corte é grelhando em temperatura média a alta, permitindo que a gordura derreta para garantir a suculência e o sabor.
2. Fraldinha
A nossa segunda indicação para quem quer substituir a picanha à altura é a fraldinha, um corte que tem como principais características a maciez e o sabor forte.
Por ser originária da região posterior do boi, a fraldinha também possui uma textura suculenta e conta com a presença de marmorização.
Esse corte pode ser servido em fatias finas e tiras, bem como em pedaços maiores, o que permite que a sua degustação seja mais apurada.
3. Flat Iron Steak
Também chamado de bife do ombro ou “shoulder steak”, o Flat Iron Steak é um corte obtido da porção frontal do boi, próximo à região da paleta.
Assim como as outras opções listadas acima, essa opção de corte apresenta uma textura macia, saborosa e com generosa marmorização, o que justifica a sua textura e sabor diferenciados.
Para preparar o Flat Iron Steak no seu churrasco, você deve grelhá-lo em alta temperatura. Assim, se formará uma crosta crocante por fora, enquanto o interior do corte terá uma textura suculenta e macia.
4. Alcatra
A alcatra é um corte muito popular nos churrascos brasileiros e pode ser dividida em subcortes, como a maminha e a picanha.
A carne da alcatra é macia, magra e possui um sabor bastante característico. Ideal para ser grelhada, assada ou cozida, a alcatra é uma opção deliciosa e mais acessível que a picanha.
5. Maminha
Para finalizar a nossa lista de dicas com chave de ouro, temos um corte muito conhecido e também preferido pela maioria dos churrasqueiros: a maminha, que é uma parte nobre da alcatra.
Esse corte é extremamente saboroso, contendo uma camada de gordura que o mantém suculento e úmido durante todo o processo de preparo.
Essa opção de carne é versátil, podendo ser grelhada inteira ou em fatias, e alcança um delicioso sabor quando assada em temperatura média a alta, possibilitando a formação de uma crosta dourada e crocante, muito parecida com a vista no Flat Iron Steak.
Outras dicas para fazer um churrasco de sucesso
Agora que você já conhece pelo menos quatro tipos de corte de carne que podem ser utilizados no lugar da picanha, deve saber também como abrilhantar o seu churrasco além da carne.
Bom, em primeiro lugar, dê mais atenção aos acompanhamentos da carne, como farofa, arroz, vinagrete, frutas e outros. Eles vão abrilhantar mais ainda o sabor dos cortes escolhidos!
Preocupe-se também com as bebidas, trazendo opções saborosas e sempre geladinhas. Por fim, mantenha o lugar onde o churrasco será realizado bem organizado, limpo e aconchegante, para que a festa tenha um ambiente legal.
Agora, basta colocar as mãos à obra e fazer um bom “churras”!
Comentários estão fechados.