Conheça 6 das mais populares e amadas frutas do cerrado brasileiro
Esses frutos acompanham a singularidade do cerrado, um dos biomas mais importantes do Brasil.
O cerrado brasileiro, bioma que abrange grande parte da região Centro-Oeste do país, é um dos ecossistemas mais importantes que temos por aqui.
Lá vivem animais incríveis, como o tamanduá bandeira, o lobo guará, que recentemente foi escolhido para estampar a nota de R$ 200, o tatu-canastra e a icônica onça-pintada.
Porém, além de animais que são a cara do Brasil e também de um clima que faz do lugar uma espécie de “savana brasileira atenuada”, o cerrado é o lar de árvores frutíferas que são verdadeiras jóias.
Dessas árvores saem frutos maravilhosos, que encantam o paladar de moradores das cidades incrustadas no cerrado e visitantes, que veem nesse um bom motivo para voltar ao local.
Neste artigo, em especial vamos falar um pouco sobre seis das mais amadas e populares frutas do cerrado. Vem com a gente?
Baru
(Imagem: Caixa Colonial/reprodução)
Também chamado de “castanha do cerrado” por alguns turistas (por causa da textura semelhante), o baru, ou cumbaru, pode ser encontrado ao longo de todo bioma, sobretudo no estado de Goiás e em partes de Minas Gerais e do Tocantins.
O fruto do baruzeiro é extremamente nutritivo, servindo como alimento tanto para animais quanto para seres humanos. Isso o credencia como boa mercadoria, aquecendo a economia de várias cidades do cerrado.
Buriti
(Imagem: Freepik/reprodução)
Outro fruto do cerrado bastante procurado é o famoso buriti, fruto do buritizeiro, uma espécie de palmeira que é símbolo da região Centro-Oeste do Brasil.
Por baixo da capa avermelhada, o buriti tem uma polpa de sabor muito comentado. Segundo especialistas, esse conteúdo também é dotado de diversos nutrientes, o que estimula o consumo desse fruto.
Além disso, o buriti é fonte de um óleo que é usado na fabricação de cosméticos por causa das suas propriedades para a pele.
Cagaita
(Imagem: Wikipedia/reprodução)
Assemelhada a uma goiaba quando vista pela primeira vez, a cagaita é mais um fruto comum para os moradores do cerrado.
Oriunda da cagaiteira, ela tem uma polpa macia e suculenta, com sabor agridoce que lembra o de maracujá, segundo aqueles que já provaram. Ademais, a cagaita carrega uma série de compostos de ação positiva para a saúde, assim como suas “primas” listadas aqui.
Cajá-manga
(Imagem: Freepik/reprodução)
O cajá-manga, também chamado de taperebá em alguns estados do nordeste onde ocorre, é um fruto que, como seu nome já diz, parece com um cajá por fora e com uma manga por dentro. Ele é fruto de uma espécie de cajazeira.
De sabor agridoce que lembra uma mistura de manga com maracujá, esse fruto é muito utilizado para a fabricação de sorvetes, sucos e picolés, por exemplo. Um toque de refrescância que é a cara do cerrado!
Jatobá
(Imagem: Freepik/reprodução)
Conhecido em todo Brasil, o jatobá tem origem no cerrado. O fruto do jatobazeiro possui uma casca grossa e enrugada, que é bem característica.
Porém, ao remover a casca pode-se encontrar uma polpa doce e com sabor diferenciado, que pode ser base para diversos produtos, como doces, geleias e até licores.
Mangaba
(Imagem: Freepik/reprodução)
Outra “filha do cerrado” que acabou sendo exportada para outras regiões do Brasil é a mangaba, dona de um sabor refrescante bastante comum a frutas que podem ser comidas “de vez”.
A mangaba é mais uma que dá origem a sucos, doces, sorvetes e outros preparos comuns em todo Brasil. Ela é realmente muito versátil para utilização no preparo de pratos regionais.
Comentários estão fechados.