Conheça 6 músicas que falam sobre lendas do folclore brasileiro

Além de permear todo o imaginário popular brasileiro, as histórias sobre ícones do folclore nacional alcançaram o mundo da música.

Neste 22 de agosto, relembramos algumas das lendas que fazem parte do imaginário e da cultura brasileira, como o Saci-Pererê, a Mula-Sem-Cabeça, a Iara e o Boitatá.

Há diversos livros que relatam os contos do nosso folclore e, recentemente, nossas lendas foram ponto de partida da série “Cidade Invisível”, disponível na Netflix.

Mas você sabia que algumas músicas também fazem referência às histórias brasileiras?

Separamos seis obras do cancioneiro nacional que, de alguma forma, falam sobre as criaturas do nosso folclore. Ouça abaixo!

6 músicas que falam sobre o Folclore Brasileiro

“Urubu Malandro”

“Urubu Malandro”, de Braguinha, foi composta em 1914 a partir de um tema folclórico da região norte do Rio de Janeiro. A canção foi adotada pelo Flamengo, uma vez que o mascote do time é um urubu.

“Curupira”

Você conhece a lenda do Curupira? Trata-se do homem de cabelos de fogo e pés voltados para trás que protege as matas daqueles que desejam desmatá-las. Em 1936, esse personagem foi homenageado em uma música que leva seu nome, composta por Waldemar Henrique.

“Meu Limão, Meu Limoeiro”

Essa música é muito famosa e, com certeza, você já a ouviu por aí. Existem muitos mistérios e conversas atravessadas a respeito da composição desta faixa, já que se diz que ela é importada da Europa.

No entanto, em 1937, no disco que contém as gravações de Jorge Fernandes e Sílvio Caldas, está escrito “folclore recolhido na Bahia por Cardoso de Menezes e Francisco Pereira”.

“A Lenda do Abaeté”

A canção de Dorival Caymmi surgiu em 1948. Ela tem um clima sombrio e tenebroso de uma canção praieira, mas aos poucos vai se iluminando e contando essa história.

“O Vira”

“Esta aqui é muito famosa e uma das marcas registradas da banda Secos e Molhados. A letra mistura algumas superstições com traços do folclore brasileiro, citando o Saci, por exemplo. No entanto, no refrão, a lenda do Lobisomem ganha destaque.”

“Matita Perê”

Este clássico de Tom Jobim e Paulo César Pinheiro narra o medo de Matinta Pereira, personagem muito conhecida do folclore brasileiro no Norte do país. Trata-se de uma velha bruxa que se transforma em pássaro.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.