Conheça 6 palavras que possuem duas grafias, mas o mesmo significado
Cada jeito de escrever esses vocábulos se encaixa em um contexto diferente. Entenda!
A riquíssima língua portuguesa é repleta de palavras que podem ser escritas de mais de um jeito diferente, mas resguardam o mesmo significado.
Muitos desses vocábulos foram oficialmente reconhecidos no Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, promulgado em 1990 e comum a todos os países que falam o idioma lusitano.
De acordo com especialistas, essas palavras surgiram devido às variações linguísticas que o idioma português ganhou por contato com as mais diversas culturas, tradições regionais e sinônimos criados.
Portanto, fica estabelecida essas diferenciações, que apesar de muitas vezes parecerem frutos de erros, nada mais são que demonstrações da vivacidade da língua portuguesa.
Nos tópicos abaixo apontamos seis das palavras do nosso idioma que podem ser escritas de duas formas diferentes, mas mantêm o mesmo sentido. Confira!
1. Abdome e abdômen
Tanto “abdome” quanto “abdômen” servem para designar o grupo muscular que recobre a região da barriga.
Geralmente, a grafia abdômen é utilizada em contextos esportivos, como na prescrição de exercícios de musculação. Já “abdome” é mais comum em contextos médicos.
2. Assobiar e assoviar
Assobiar ou assoviar quer dizer “fazer barulho típico por meio de movimento conjunto de lábios e língua”. Nas duas grafias, o sentido é o mesmo.
3. Catorze e quatorze
Para falar o numeral “14” podemos usar as duas formas, pois o significado é o mesmo. Porém, a forma “quatorze” é mais comumente aplicada quando o número é escrito por extenso em alguma frase.
4. Cãibra e câimbra
Usada tanto no contexto esportivo (no caso de atletas que têm cãibras) quanto no contexto médico, quando são citados alimentos ou remédios que evitam câimbras, essa palavra é mais uma que apesar da dualidade na escrita possui o mesmo significado.
As cãibras ou câimbras são as contrações musculares involuntárias comuns a qualquer pessoa.
5. Infarto e enfarte
“Infartar” ou “enfartar” é uma condição médica comum e grave que caracteriza a obstrução de uma artéria do coração.
Aqui neste artigo citamos alguns sintomas bem incomuns do infarto (ou enfarte, como queira). Neste, alertamos para um hábito que pode provocar a condição.
6. Relampear e relampejar
Quando o tempo está fechado para chover e raios começam a passar dentro das nuvens, nós dizemos que está relampeando, mas também podemos dizer que está relampejando. De ambas as formas, está correto.
Comentários estão fechados.