Conheça 6 sinais de que seu cachorro sofre de ansiedade por separação
Cães e gatos podem apresentar mudanças de comportamento e ansiedade por separação quando estão sofrendo com a ausência do tutor. Veja como identificar isso!
Os laços entre humanos e animais de estimação são genuínos e profundos. Por isso, os pets criam vínculos fortes com seus tutores, querendo estar com eles a todo momento.
Quando ficam longe das pessoas, os animais podem apresentar um misto de emoções ou sofrer com a ansiedade por separação.
Seja um período longo ou uma parte do dia, os pets podem mudar o comportamento habitual, demonstrando angústia e outros sintomas de que estão sofrendo com a distância do tutor.
Nem sempre a agitação ou comportamento destrutivo do cão ou gato é apenas malcriação, talvez o seu pet esteja em sofrimento, por exemplo.
A especialista em comportamento animal, Luiza Cervenka, afirma que é possível comparar diferentes sinais do pet para entender quando ele está muito desconfortável com a ausência do dono.
Para a pesquisadora, o cachorro que faz festa quando o tutor chega, muitas vezes é o animal que fica agitado e late bastante quando o tutor está longe.
Por isso, reconhecer os sinais de sofrimento do animal de estimação é o primeiro passo para garantir o bem-estar emocional dele, enquanto você não está por perto.
(Imagem: Freepik/Reprodução)
6 sinais de ansiedade por separação no pet
Confira abaixo os principais sintomas de comportamento que indicam o sofrimento do seu cachorro ou gato.
1. Comportamento destrutivo
O primeiro acontece quando o pet começa a destruir móveis, calçados e outros objetos da casa. Tal comportamento pode ser uma forma que ele encontrou para lidar com estresse causado pela separação do tutor.
2. Vocalização
Outra maneira de identificar que o pet não está bem é se ele late ou uiva muito quando você não está em casa. Esse pode ser o modo como ele demonstra insegurança quando está sozinho.
3. Euforia e descontrole
Uma reação descontrolada quando reencontra o tutor é um indicativo de que ele sentiu muito a sua falta. O ideal é descobrir se o pet apresenta a mesma animação na sua ausência.
4. Prostração
De acordo com a especialista de animais, uma forma de identificar a angústia dos pets é observando se eles pararam de comer, beber ou brincar como antigamente.
5. Problemas de saúde
Vômito, saliva em excesso, falta de pelos ou marcas provocadas pelo próprio animal são sinais físicos de que o cachorro não está bem por causa da distância.
Tais indicadores devem ser acompanhados por um profissional especializado em saúde animal.
6. Xixi e cocô no lugar errado
Os animais também indicam que não estão bem quando fazem as necessidades em locais diferentes da casa. Mesmo que você tenha ensinado corretamente, ele começa a ter esse comportamento de modo repentino.
Daí, é preciso observar se é caso de ansiedade por separação ou alguma questão de saúde que exige o acompanhamento veterinário.
Cachorros e gatos são animais que necessitam se adaptar ao novo cenário, como as faltas e as mudanças nos espaços.
Por isso, caso o período de ausência seja inevitável, faça com que o distanciamento seja realizado de modo mais tranquilo para que o pet consiga se acostumar sem desenvolver a ansiedade por separação.
Comentários estão fechados.