Conheça 8 tipos de alimentos que são proibidos mundo a fora e entenda o porquê
Desde chicletes até carne de peixes exóticos, alguns países impõem limitações ou proibições ao comércio de diversos tipos de alimentos e pelas mais variadas razões. Veja!
A culinária de um país reflete diretamente os hábitos, os costumes e as tradições do seu povo. Enquanto algumas iguarias são apreciadas mundo afora, outras não encontram a mesma aceitação global.
Isso faz com que alguns alimentos comuns, como chicletes, tenham sido banidos de algumas nações. Seja por questões sanitárias, preservação ambiental ou ética animal, essas restrições nos mostram as diferenças culturais entre os países, enfatizando a diversidade de pensamentos ao redor do globo.
Nesse contexto, alguns dos exemplos de alimentos proibidos mais marcantes são:
1. Casu Marzu
Essa iguaria, que é oriunda da Sardenha, na Itália, é proibida em diversos países. O motivo é que esse queijo é infestado de larvas de insetos durante o processo de fermentação, fazendo com que muitas pessoas tenham repulsa do prato.
2. Carne de Baiacu
Também conhecida como Peixe Fugu, é uma iguaria delicada e venenosa, sendo proibida no Japão.
As toxinas encontradas nas vísceras do peixe tornam o consumo dele extremamente perigoso se não for preparado adequadamente. Por isso, a também União Europeia vetou sua comercialização.
3. Foie Gras
A controvérsia envolvendo a alimentação forçada de gansos e patos para produzir o Foie Gras levou à sua proibição em várias nações, como Austrália, Argentina, Reino Unido, Dinamarca e Alemanha. Trata-se de um patê feito com o fígado desses animais.
4. M&M’s
Surpreendentemente, até mesmo alguns alimentos comuns encontram-se na lista de proibições. Na Suécia, certas variedades de Chocolates M&M’s foram banidas para proteger a indústria local de confeitos.
(Imagem: reprodução/internet)
5. Chicletes
Cingapura tem uma proibição incomum: a venda e o consumo de todos os tipos de chicletes são vetados no país. A razão por trás disso é a preocupação com a higiene e o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado desse tipo de “alimento”.
6. Barbatanas de tubarão
Outro caso interessante é a proibição da comercialização de barbatanas de tubarão em vários países. Essa medida foi tomada para combater a cruel prática do “finning”, na qual as barbatanas são cortadas e o restante do tubarão é descartado, o que ameaça a sobrevivência desses animais enquanto espécie.
7. Carne do pássaro Ortolan
O pássaro migratório Ortolan é considerado uma iguaria na França, mas seu consumo é proibido em razão da preocupação com a conservação da espécie, que enfrenta riscos de extinção.
8. Absinto
Essa bebida alcoólica, conhecida por seu alto teor de álcool, tem a substância tujona em sua composição, que pode ser tóxica em altas doses. Isso faz com que ela enfrente restrições ou proibições em países como Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos.
E aí, você já experimentou algum desses itens proibidos?
Comentários estão fechados.