Conheça a incrivelmente funcional bicicleta de rodas quadradas
Considerada um “tanque movido a pedal”, a bicicleta contraria a “regra” de que apenas objetos circulares geram tração.
Há muito tempo atrás os nossos antepassados descobriram, ainda não se sabe como, que as tradicionais rodas redondas eram eficientes para mover objetos de um ponto A para um ponto B.
Contudo, a pós-modernidade chegou e, pelo menos ao que parece, até essa máxima basilar da civilização humana foi suplantada.
Isso porque engenheiros por trás do canal do YouTube “The Q” conseguiram construir uma bicicleta com “rodas quadradas”.
Pode parecer difícil conceber uma ideia tão peculiar, mas a notícia é totalmente verídica e foi noticiada pelo jornalista Andrew Liszewski, do portal Gizmodo.
E, para quem tem curiosidade em saber, sim, a bicicleta de rodas quadradas funciona perfeitamente. Na verdade, ela funciona tão suavemente quanto uma bicicleta com rodas redondas.
Veja o veículo em ação neste vídeo completo postado do canal The Q:
A bicicleta “diferentona” é um sonho antigo
Veículos com rodas não circulares não são uma ideia nova. Para exemplificar esse fato, há alguns anos surgiram na internet as imagens de uma picape com rodas quadradas. Entretanto, o veículo parecia bem disfuncional.
Também já foram veiculadas imagens de bicicletas com rodas triangulares, como uma que foi demonstrada no Burning Man há alguns anos.
Por fim, como não lembrar do famoso triciclo de rodas quadradas, apresentado pelo escritor e comediante norte-americano Mike Reiss no Museu Nacional de Matemática de Nova York.
No entanto, todos esses veículos de rodas não redondas tinham um problema em comum: as suas rodas diferentes não rolavam em qualquer tipo de terreno.
Porém, a bicicleta de rodas quadradas apresentada pelo canal The Q pode ser montada e usada confortavelmente em quase qualquer lugar.
O segredo da nova bicicleta está em seus pneus de borracha que foram cortados e combinados com quatro conjuntos de correntes de bicicleta para criar um piso contínuo que rola ao redor de cada roda.
Assim, mesmo que as rodas quadradas não rolem, que é o que acontece, os pneus da bicicleta são tracionados, num movimento semelhante ao visto em esteiras de tanques de guerra.
Inclusive, justamente por ter essa semelhança com a máquina bélica, a bicicleta de rodas quadradas está sendo chamada de “tanque movido a pedal” na internet.
Por fim, vale salientar que as curvas com ângulo de 90 graus encontradas nas bordas das rodas quadradas da bicicleta impossibilitam andar em terrenos acidentados. Afinal, nesses locais o pneu pode acabar se rompendo, o que inutilizaria o veículo.
Comentários estão fechados.