Conheça as 5 cidades brasileiras mais caras para viver em 2023

Dados sobre custo de vida em diferentes categorias, como moradia e transporte, determinam as cidades brasileiras mais caras para morar de acordo com um ranking internacional.

O Brasil é um país com dimensões continentais e as cidades brasileiras apresentam diferentes estruturas habitacionais e serviços que podem encarecer os custos de vida.

Por isso, se você precisa economizar, saber escolher uma cidade econômica fará toda a diferença nos gastos mensais.

Por exemplo, o metro quadrado na cidade de São Paulo é muito mais caro do que em uma cidade litorânea. Já outros gastos, como transporte, precisam entrar no orçamento antes de se definir se vale a pena morar em cidades como Rio de Janeiro ou Brasília.

Para facilitar o entendimento sobre o custo de vida nas cidades, uma pesquisa internacional foi lançada recentemente e definiu quais são as cidades mais caras do Brasil e do mundo.

Continue lendo para conhecer as cidades mais caras do Brasil e receber dicas de quais cidades evitar caso a grana esteja curta!

As 5 cidades brasileiras mais caras do ranking global

De acordo com a empresa de consultoria Mercer, o Brasil tem lugar de destaque na América Latina e aparece na lista global de 2023 com cinco cidades que influenciam os cenários econômico e social do país. Leia aqui:

São Paulo

A primeira cidade da lista é São Paulo, o município mais populoso e caro do Brasil aparece na posição 152 do ranking.  Em comparação com a lista do ano passado, a cidade subiu 16 posições.

São Paulo é conhecida pelos valores mais caros de habitação do país, o que pode pesar no orçamento final.

Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro tem diversas vantagens e entretenimento para quem quer morar numa região com praias.

No entanto, a cidade aparece na 171ª posição por causa de sua presença econômica no cenário brasileiro e de suas atividades turísticas.

Brasília

A capital do Brasil desponta na terceira colocação brasileira e na 188ª no mundo, registrando aluguel caro e gastos mais altos em categorias de bens e serviços.

Manaus

A representante da região Norte na lista internacional é Manaus. Uma das explicações possíveis para o encarecimento do custo de vida é a questão tributária aplicada na região que afeta os valores dos impostos de produtos e serviços.

Belo Horizonte

A última cidade brasileira entre as mais caras do mundo é Belo Horizonte.

O alto custo de vida da capital mineira é resultado dos valores do aluguel para imóveis residenciais acima da média no Brasil.

Quais são as categorias do custo de vida 2023?

Os dados utilizados na lista foram obtidos pela empresa de consultoria Mercer. A pesquisa norte-americana analisou mais de 200 cidades do mundo e divulgou o documento intitulado “Custo de Vida 2023” (Cost of Living 2023).

A análise foi feita a partir dos custos de Nova York, o que possibilitou realizar a comparação de custos na vida dos trabalhadores ao redor do mundo e seus gastos.

A lista global considerou algumas categorias de custos, como:

  • Moradia
  • Transporte
  • Alimentação
  • Lazer e entretenimento
  • Bens de consumo
  • Vestuário

No ranking geral, Hong Kong é a cidade mais cara do mundo, aparecendo em primeiro lugar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.