6 raças caninas que não se garantem pela inteligência, mas são apaixonantes

Uma pesquisa de inteligência canina foi desenvolvida em 1990, na UCLA, e alguns comportamentos dos animais foram questionados.

Cientistas de psicologia da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) realizaram uma pesquisa sobre a inteligência canina em 1994. O professor Stanley Coren, responsável pela pesquisa na época, publicou o livro ‘The Intelligence of Dogs’, analisando fatores científicos nos animais para avaliá-los. No livro, o professor classifica as raças caninas em três categorias de inteligência: alta, média e baixa.

Confira abaixo quais são as raças caninas que foram classificadas como tendo baixa inteligência.

As raças de cães menos inteligentes

Foram três fatores que o professor utilizou para chegar a uma conclusão:

  1. Inteligência instintiva (a capacidade canina para cumprir com as necessidades básicas de um cão);
  2. Inteligência de trabalho (o desenvolvimento do animal para aprender o que os humanos tentam ensinar) e;
  3. Inteligência adaptativa (a forma como os animais conseguem se adaptar ou aprender com os erros).

Stanley criou metodologias para avaliar esses recursos nos cães, chegando a conclusão de que existem raças que são ‘menos inteligentes’.

Porém, a pesquisa surpreendeu a todos, inclusive continua causando grandes impactos: embora não sejam considerados pela pesquisa os mais inteligentes, os cachorrinhos são extremamente adoráveis.

1. Basenji

O Basenji é conhecido por ser independente e não se interessar muito em ser treinado pelos donos, o que pode dificultar o processo de treinamento. No entanto, é uma das raças mais silenciosas e que não costumam latir tanto.

Devido à sua personalidade forte, o Basenji é muitas vezes comparado aos gatos, sendo um cachorro que exige um dono experiente e que saiba lidar com a sua independência.

2. Buldogue Inglês

O resultado da pesquisa colocou o Buldogue Inglês em terceiro lugar entre os cachorros ‘menos inteligentes de todos’. Essa classificação se deve, em parte, ao fato de que a raça pode ser teimosa e não muito disposta a aprender novos comandos.

No entanto, é importante ressaltar que isso não significa que o cachorro deixará de ser amável e dócil, e o Buldogue Inglês é conhecido por ser uma raça com baixo risco de morder alguém.

3. Galgo Afegão

Foto: Shutterstock.

Embora tenha seus imensos pelos belíssimos, o Galgo está entre as raças ‘menos inteligentes’, como orientou a pesquisa de Stanley.

É um cão independente e que prefere estar na companhia de outros cachorros em vez de estar com humanos. Além de tudo, não se interessa por aprender truques.

4. Borzoi

O que tem de velocidade, o Borzoi tem de preguiça! Em termos de inteligência, o Borzoi não é considerado uma das raças mais inteligentes, mas isso não significa que tenha um QI abaixo da média.

O fato é que a raça pode ter dificuldades em obedecer devido ao seu forte instinto de caça, que pode ser difícil de controlar. Além disso, o Borzoi precisa de muito estímulo físico para se exercitar e, por vezes, pode não sobrar tempo para treinamento.

5. Chow-Chow

Chow Chow: tudo o que você precisa saber para cuidar do seu pet.
Foto: Pexels.

O Chow-chow é o peludinho fofinho que todos amam, muito conhecido pela cor forte da língua. No entanto, em termos de inteligência, o Chow-chow não é considerado uma das raças mais fáceis de treinar e, por isso, ocupa o quarto lugar entre os cães menos inteligentes.

A raça pode ser um pouco teimosa e preferir fazer as coisas do seu jeito, o que pode dificultar o processo de treinamento.

6. Cão-de-Santo-Humberto /Bloodhound

Foto: Shutterstock.

Conhecido por ser uma raça de cães caçadores, o Bloodhound já participou de diversos filmes infantis. Carinhoso, dócil e muito fácil de conviver, a raça está entre os menos inteligentes por não aproveitar os sentidos olfato e visão para ser um cão mais atento.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.