Conheça as cédulas mais raras e valiosas do Real

Algumas pessoas pagam fortunas por essas notas raras e até as colecionam. Saiba mais!

Existem notas que se tornaram valiosas por possuírem erros de impressão, por terem sido fabricadas em outros países ou até por existirem poucos exemplares em circulação. Assim, algumas pessoas pagam fortunas por essas notas raras e até as colecionam. Conheça algumas dessas cédulas e saiba quanto elas podem valer no mercado de colecionadores.

Leia mais: Compras nos cartões de crédito são as preferidas pela população

Algumas das notas raras e valiosas

  • Nota de 50 reais sem o “Deus seja louvado”

Essa nota se tornou valiosa pois possui uma falha de impressão. Em 1994, teve um lote com notas de 50 reais que foi inserido no mercado, porém nessas cédulas foi esquecida a inscrição “Deus seja louvado”. Depois disso, foi encontrada essa mensagem em todas as cédulas de Real, e atualmente esse modelo raro chega a valer 4 mil reais no mercado de colecionadores.

  • Notas de 5 e 10 reais com asterisco

Até a década de 1990, a Casa da Moeda tinha o costume de tirar de circulação as notas que saíam com defeito. No caso, essas notas eram substituídas por outras, que eram impressas com um asterisco em frente ao seu número de série. Assim, apenas 400 mil dessas cédulas de 5 e de 10 reais entraram em circulação, e por isso hoje elas podem ser vendidas por até 2 mil reais.

  • Notas “importadas” de 5, 10 e 50 reais

Para que fosse possível cumprir seu cronograma de lançamento em 1994, o Real teve algumas cédulas que foram “importadas” de outros países. Algumas das notas de 5 reais foram produzidas na Alemanha, enquanto outras de 10 reais foram confeccionadas por uma empresa inglesa.

Ainda, algumas notas de 50 reais foram feitas na França e, atualmente, podem valer em torno de R$ 1.500 no mercado de colecionadores. Essas cédulas são identificadas pela letra “B” ao fim do seu número de série, além de possuírem a marca do fabricante no verso das notas.

E qual a mais valiosa?

Dentre as notas mais valiosas do mundo, existe a cédula americana Grand Watermelon Bill, de 1890, que pode ser vendida por 2.791.803 de euros, ou seja, cerca de 12 milhões de reais.

Essa nota recebeu esse nome, que significa “Grande Melancia” em português, por causa dos grandes zeros, que parecem com a fruta. Nos dias atuais, existem apenas sete destas notas conhecidas, tornando-as extremamente valiosas e raras.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.