Conheça as consequências da placa delete no veículo
Venha conhecer um pouco sobre as vantagens e desvantagens do uso placa delete nos dias de hoje.
Placa delete é basicamente um dispositivo que fixa a placa do veículo em imãs magnéticos ou em uma moldura extra. Para as pessoas que gostam de tirar fotos e/ou fazer vídeos, esse é um acessório bem legal, visto que facilita o processo de retirada da placa para produzir os conteúdos midiáticos – e por isso tem se tornado uma tendência. Assim, no artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse objeto, como ele funciona e suas consequências.
Leia mais: Carros que não pagarão IPVA a partir de 2023: veja a lista
Placa delete: principais dúvidas
Confira agora as principais dúvidas sobre o dispositivo, como ele funciona e as suas consequências na vida de quem opta por utilizá-lo.
1. A placa delete como tendência
Esse dispositivo ficou bem famoso por sua característica de deixar o carro com uma aparência “clean” (limpa), e também para ficar com um visual melhor em fotos e vídeos.
2. Usar a placa delete no carro é contra a lei?
Segundo o anexo I da Resolução número 969 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), não é contra a lei usar a placa delete. Entretanto, o sistema de Placas de Identificação de Veículos (PIV) precisa ser fixado nos veículos a todo momento.
3. Se não é contra a lei usar a placa delete, por que você ainda corre o risco de ser multado?
De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “conduzir o veículo automotor – carro, moto, caminhão – sem uma ou qualquer uma das suas placas de identificação caracteriza infração de natureza gravíssima, com pagamento de multa de 293,47 reais, além dos pontos na CNH”.
A placa delete não é tão firme quanto a placa tradicional, portanto, ao passar por um buraco ou uma enchente, a placa pode acabar se soltando do carro sem você perceber. Com isso, sem nem saber, você vai infringir uma lei de trânsito gravíssima, levando assim uma multa e pontos na CNH.
Comentários estão fechados.