O peixe-palhaço pode ser criado em aquário?

Já pensou em ter um "Nemo" em casa? Confira algumas curiosidades sobre esse simpático peixinho.

O peixe-palhaço fez sucesso nas telonas por conta do filme “Procurando Nemo”, mas muitas de suas características talvez não sejam bem conhecidas pelo grande público. Originário dos oceanos Pacífico e Índico, esse peixinho é fácil de ser encontrado em águas rasas.

Como foi bem demonstrado na animação, o peixe-palhaço mora em anêmonas, uma espécie de coral venenoso ao qual a espécie é imune. Esse é um importante mecanismo de defesa, impedindo que o peixe seja alvo de predadores, uma vez que eles podem passar a vida inteira na anêmona.

Quanto às suas características, esse peixe é de uma espécie pequenina que cresce, ao máximo, 10 cm. Em geral, tem predominantemente tons alaranjados e amarelos, com detalhes em branco e preto.

Por que “peixe palhaço”?

Na verdade, o nome científico dessa espécie é Amphirion ocellaris, mas ficou popularmente conhecido como “Peixe-palhaço” devido ao seu jeitinho peculiar. Isso porque o peixe-palhaço tem um jeito de nadar diferente dos demais peixes do oceano.

Foi observado que essa espécie tinha um nado um pouco “torto”, que parecia caricato, assim como o andar de um palhaço, que o faz para arrancar as risadas do público. Para se ter uma ideia, esse peixe nunca nada em linha reta, fato que chamou a atenção dos pesquisadores. Além do mais, o aspecto todo colorido do peixe também ajudou a consolidar o nome popular da espécie como “peixe-palhaço”.

O peixe-palhaço pode ser criado em aquário?

Essa foi a pergunta que milhares de crianças ao redor do mundo fizeram logo após saírem das salas de cinema. E a resposta é sim! Peixes-palhaço podem ser criados em aquário, e você pode encontrá-los em lojas especializadas e legalizadas. O preço geralmente fica em torno de R$ 60,00 a R$ 150,00, a depender da disponibilidade e procura pelo peixe na sua região.

Além disso, os peixes-palhaço são muito amigáveis e se adaptam muito bem junto a outros animais marinhos, que não são predadores. Você deverá preparar o aquário para a chegada do peixinho equipando-o com anêmonas, iluminação adequada e filtro. Por isso, atente-se ao pH da água, que deve ser de até 8.4, além da temperatura, que não pode passar dos 28°C. Fora isso, a limpeza do aquário precisa ser recorrente para garantir o bem-estar e a saúde do seu peixinho.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.