Conheça o ‘super gato’ brasileiro que pode ganhar o título de maior do mundo
Chamado Xartrux, o “gatão” de seis anos tem nada menos que 1,30 metros de comprimento e pesa 11 quilos.
Você já ouviu falar numa raça de gatos gigantes chamada Maine Coon? Pois bem, um representante brasileiro desse clã pode se tornar o maior gato do planeta em breve.
Trata-se do grandalhão Xartrux de seis anos de idade, que mede impressionantes 1,30 metros de comprimento, pesa 11 quilos e está sendo avaliado de perto pelo Guinness Book.
Xartrux foi inscrito por seus tutores em um concurso do Guinness em 2022, quando já pesava 1,26 metros. Com isso, tecnicamente ele já pode ser considerado o novo campeão, uma vez que o gato detentor do recorde possui 1,19 metros.
Atualmente o gigante gentil vive em Jaú, no interior de São Paulo, e é cuidado com muito carinho por Márcia Regina de Oliveira, uma criadora certificada de gatos da raça Maine Coon.
Xartrux e Márcia Regina. (Imagem: Instagram/reprodução)
Márcia usa suas redes sociais para exibir com orgulho imagens de passeios e concursos aos quais leva Xartrux para participar. A tutora garante que seu amigão peludo é extremamente dócil.
Mesmo que a raça Maine Coon seja de fato conhecida pelo gigantismo, Xartrux é um ponto fora da curva. Isso porque a média de tamanho de machos, como ele, é de 1,10 metros, enquanto as fêmeas atingem por volta de 1 metro de comprimento.
(Imagem: Instagram/reprodução)
Quem se dispuser a criar um gato dessa raça de gigantes precisa aceitar alguns desafios. Em primeiro lugar, a raridade desses animais, que são muito difíceis de encontrar. Em segundo lugar, o preço de um filhote, que gira em torno de R$ 5,5 mil a R$ 12 mil.
Além disso, esses gatos exigem grandes adaptações logísticas e investimento em alimentação e cuidado. Também é necessário que animal adquirido seja comprado em locais certificados pelo Clube Brasileiro do Gato (CBG).
Por outro lado, comprar um Maine Coon pode ser a garantia de uma companhia por muito tempo. Isso porque esses bichanos costumam viver por, pelo menos, entre 10 e 15 anos.
Comentários estão fechados.