Saiba identificar os sinais de comunicação abusiva no WhatsApp
O WhatsApp se tornou um dos principais meios de comunicação, contudo, é preciso muito cuidado.
O WhatsApp é um dos principais meios de contato entre familiares, amigos e colegas de trabalho. Quando as pessoas não podem estar por perto fisicamente, é a partir das mensagens que se comunicam e, assim, ficam mais próximas uma das outras.
Todavia, é preciso ter muito cuidado, pois assim como há abusos nas comunicações reais, as “simples” conversas pelo aplicativo também podem mascarar essas situações.
Acompanhe o texto e saiba como identificar sinais de comunicação abusiva no WhatsApp.
Leia também: É possível saber se alguém me bloqueou no WhatsApp?
Os abusos atrás da tela de um celular
Estima-se que 50% dos jovens de 18 a 30 anos já sofreram algum tipo de Cyberbullying. Dentre eles, estão manipulação, controle, vigilância e outras formas de abusos que são exercidos pelos chats.
Boa parte deles ocorre em uma das redes sociais mais utilizadas pelos jovens: o WhatsApp. Isso porque, além do fácil acesso, a maioria das pessoas possuem uma conta, afinal, é a maneira mais fácil de se comunicar atualmente.
O problema, contudo, está na maneira com a qual esses tipos de comportamentos abusivos podem ser dirigidos a pessoas com as quais qualquer tipo de vínculo é compartilhado, incluindo relacionamentos românticos. Confira algumas formas de abuso.
Alguns comportamentos abusivos no WhatsApp
- Respostas rápidas
Há muitas brincadeiras com isso na internet, sobre a necessidade de responder imediatamente as pessoas. Contudo, isso não deve ser tomado com uma regra, afinal, todos possuem uma vida além da tela, e não responder a mensagem na mesma hora não significa falta de prioridades.
- Vigilância
Algumas pessoas também pedem que seus parceiros enviem fotos de onde estão e o que estão fazendo em determinado horário do dia para verificar se o outro está realmente falando a verdade. Esse comportamento busca exercer um controle sobre a vida e os relacionamentos do parceiro.
- Sexting
Consiste no ato de uma pessoa forçar o parceiro para que envie mensagens ou vídeos com conteúdo explícito ou participar de conversas com cunho sexual, sem que a outra queira.
- Enviar localização
Algumas pessoas costumam buscar o controle sobre o seu parceiro pedindo que este envie a localização. Essa é uma maneira de se certificar para onde ele está indo, mascarando um abuso com a desculpa de ser uma prova que o outro não está sendo infiel.
Comentários estão fechados.