Essas são táticas de manipulação narcisista bem comuns
Pessoas que possuem Transtorno de Personalidade Narcisista agem com manipulação, principalmente nos seus relacionamentos. Leia mais!
O narcisismo é um termo utilizado para descrever pessoas obcecadas com sua própria aparência, com sucesso e poder. Apesar do narcisismo existir, o narcisismo como um transtorno de personalidade é bastante diferente. Além disso, pessoas que possuem Transtorno de Personalidade Narcisista agem com manipulação, principalmente nos seus relacionamentos. Por isso, neste artigo mostramos sobre pessoas que possuem traços narcisistas como forma de alerta para estabelecer limites e tomar decisões.
Transtorno de Personalidade Narcisista
O Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) é um distúrbio psicológico caracterizado por uma preocupação profunda com o próprio eu. É tão intenso que interfere nas relações interpessoais e na vida social da pessoa.
Além disso, pessoas com TPN têm uma necessidade obsessiva de serem elogiadas e admiradas o tempo todo, além de não aceitarem bem as críticas. No mais, é extremamente perigoso conviver com essas pessoas, pois elas costumam manipular todos ao seu redor.
Táticas de manipulação narcisista
Conheça as principais táticas de manipulação de uma pessoa com Transtorno de Personalidade Narcisista:
1. O ciclo de idealização, desvalorização e descarte
Os narcisistas costumam submeter as pessoas que estão em um relacionamento amoroso a três fases: idealização, desvalorização e descarte. A idealização consiste na fase de colocar a pessoa em um pedestal, lhe enchendo de elogios e bajulações. Também é conhecida como “bombardeio amoroso” e isso engana a pessoa, que acredita que um narcisista está interessado em você.
Porém, no momento seguinte, começa a fase da desvalorização, em que você se pergunta por que foi jogado para fora do pedestal. O narcisista começa a ficar frio, começa a te criticar e te rebaixar. Logo em seguida vem a fase do descarte, onde o narcisista te abandona da maneira mais horrível e humilhante possível para te convencer de que você não vale nada.
2. Gaslighting
Gaslighting é uma forma de violência psicológica utilizada para te convencer de que sua percepção do abuso é imprecisa. Logo, o parceiro te fere emocionalmente através de manipulações e mentiras para se engrandecer.
São utilizadas frases, após surtos, para te fazer pensar que aquele abuso é sua culpa ou, pior, para te convencer de que de ele nunca aconteceu de fato. Assim, mesmo quando está claro que o relacionamento é tóxico, o abusador te faz duvidar dos seus próprios instintos.
3. A máscara do abusador
É comum que o narcisista se esconda atrás de uma máscara e finja ser uma pessoa que não é para os outros. Isso dificulta o processo de identificação de um abusador narcisista, que costuma se apresentar como uma pessoa doce e charmosa.
Além disso, essa personalidade aparece logo após o abuso, onde ele ridiculariza, invalida e menospreza você de diferentes formas. Por isso, quem já foi vítima de abuso narcisista também é um sobrevivente.
Comentários estão fechados.