Facebook extrai informações de milhões de fotos postadas em sua rede social
Conheça Rosetta, o sistema de inteligência artificial do Facebook que ajuda no monitoramento da rede.
O Facebook é uma das maiores redes sociais que existe, com quase 1 bilhão de usuários ativos. No entanto, recentemente enfrentou diversos problemas de privacidade e teve que pagar multas milionárias por causa de conteúdos impróprios em sua plataforma. A partir disso, a empresa decidiu criar uma tecnologia para ajudar na moderação dos conteúdos.
Portanto, acompanhe a leitura e saiba mais sobre a Rosetta, a inteligência artificial do Facebook, que é capaz de extrair texto da imagem e classificá-los. Contudo, essa ferramenta que visa melhorar a experiência no Facebook, excluindo mensagens de ódio e conteúdos ilícitos, pode representar uma ameaça à privacidade.
Leia mais: Google Mostra Nova Inteligência Artificial Para Revolucionar As Buscas Na Web
Como funciona a Rosetta?
Devido à quantidade de conteúdos que circulam no Facebook diariamente, era impossível que a moderação humana pudesse filtrar tudo da plataforma em tempo real. Sendo assim, surgiu a necessidade da criação de uma inteligência artificial que pudesse ajudar a monitorar esse conteúdo.
Chamada de Rosetta, essa inteligência artificial é capaz de identificar textos, imagens e vídeos. Ao encontrar as palavras pré-definidas que caracterizam propaganda ou discurso de ódio e mensagens ofensivas, ela emite um alerta para que a equipe humana do Facebook faça uma análise do conteúdo, e esses moderadores vão decidir remover ou mantê-lo.
As extrações de imagens como uma ameaça à privacidade
Resumidamente, todas essas extrações de imagem ficam armazenadas e são facilmente marcadas e classificadas. No entanto, elas também podem ser extraídas, possibilitando o mau uso desses dados e prejudicando pessoas e empresas.
Existe uma lista de informações que, quando combinadas, podem dizer muito sobre você e até mesmo sua família. Esses dados, por sua vez, podem servir para fins comerciais e até mesmo golpes, nos quais eles podem servir para outrem que se passará por você, ou para golpes de extorsão.
Por fim, recomenda-se tomar alguns cuidados ao postar fotos e vídeos pessoais e as informações inseridas não apenas no Facebook, mas em outras redes sociais também.
Comentários estão fechados.