Os 5 ensinamentos que levaram Bill Gates ao topo… e podem fazer o mesmo por você!
O fundador da Microsoft deu algumas dicas valiosas em discurso de formatura na Universidade do Norte do Arizona.
As carreiras e comprometimentos com o trabalho passaram a assumir um papel ainda maior na vida das pessoas. Em alguns casos, acabamos negligenciando outros aspectos de nossas vidas, o que não é nada saudável. Até mesmo gênios como Bill Gates apontam para a importância de um bom equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Separamos 5 conselhos do bilionário para ter uma vida além do trabalho.
Tenha sede por conhecimento
O fundador da Microsoft ressaltou a importância da aprendizagem contínua ao longo da vida. É uma dica muito importante para quem acaba de sair da faculdade, visto que até mesmo ele admitiu achar que sabia tudo em seus anos como universitário.
No entanto, a verdade é o que aprendizado pode vir de muitas outras pessoas que são especialistas em sua área, o que pode te ajudar a resolver problemas que não conseguiria sozinho.
Trabalhe em algo que resolva um problema
O bilionário também recomenda procurar por atividades que resolvam problemas de forma prática, sobretudo em um cenário de tantos avanços na indústria e ciência.
Gates destaca que ter um propósito nessas áreas é um motivador ainda maior para essa geração, visto que quando você passa algum tempo para resolver um grande desafio, fica ainda mais energizado com seu trabalho.
Valorize as amizades
As amizades podem desempenhar um papel fundamental em sua jornada profissional, não só pelo networking construído, mas também por toda a rede de apoio que passamos a contar.
Por esse motivo, os colegas de classe da faculdade precisam ser valorizados, visto que poderão ser os futuros parceiros no mercado de trabalho.
Descanso é importante
Segundo Bill Gates, esse é o conselho que ele mais gostaria de ter ouvido antes. Isso porque ele acreditava que tirar um tempo para si mesmo era puramente preguiça, até perceber que existem coisas mais importantes que o trabalho.
Com isso em mente, passou a valorizar a construção de relacionamentos mais saudáveis, além de se fazer disponível em momentos difíceis para aqueles que precisam.
As mudanças são normais
Ele também aponta para a pressão que muitos estudantes enfrentam para tomar as decisões sobre suas carreiras. No entanto, ele também enfatiza que essas decisões, por mais importantes que pareçam, não são permanentes.
Ou seja, é natural alterar o rumo da sua vida, seja por estar insatisfeito onde está inserido, se reinventar como profissional ou até mesmo se dedicar a filantropia, como foi o seu caso.
Comentários estão fechados.