Consequências de armazenar pratos úmidos, conforme relatado por médicos

Não controlar a umidade da sua louça pode trazer consequências graves para sua saúde.

O hábito de usar um pano para enxugar a louça logo após lavá-la, bem como guardar pratos molhados ou com algum tipo de umidade dentro do armário, pode criar o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias.

Continue a leitura para saber mais consequências de armazenar pratos úmidos.

Armazenar louça úmida pode ser prejudicial à saúde

Saiba por que guardar pratos molhados aumenta o risco de infecções:

Contaminação por bactérias de louça úmida ou molhada

Diversas doenças e infecções recorrentes são causadas por ingerir alimentos contaminados por bactérias. E, muitas vezes, essa contaminação pode vir da forma como você armazena seus pratos logo após higienizá-los.

Muitas pessoas se preocupam apenas em usar o melhor detergente ou esfregar bem a louça suja na pia e, em seguida, acabam não dando importância para enxugar os pratos de forma rápida ou até mesmo guardá-los ainda com bastante água e umidade.

O risco desses hábitos é que ambientes úmidos são os mais propícios para o crescimento e proliferação de fungos e bactérias causadores de doenças e infecções alimentares.

Assim como em vários restaurantes, o costume de empilhar pratos ainda úmidos pode ser um risco para a saúde da clientela.

Além disso, o tempo em que eles ficam armazenados dessa forma influencia. Comer em pratos molhados que acabaram de ser lavados não apresenta tanto risco de contaminação, ao contrário da louça que já está há mais de 24 horas guardada sem ter sido seca corretamente.

A melhor forma de manter seus pratos sem contaminação

A forma mais adequada de armazenar a louça não é secá-la com uma toalha, pois esses panos tendem a absorver uma grande quantidade de água e permanecem úmidos por longos períodos, o que pode contaminar sua louça com bactérias. Além disso, a secagem com toalhas não é completamente eficaz na remoção da umidade.

Por isso, a melhor forma de secar os pratos é utilizando racks próprios para a secagem de louça, mantendo-os separados e organizados. Além disso, é importante manter o ambiente da cozinha bem ventilado para reduzir a umidade e acelerar o processo de secagem.

Outra dica é realizar a troca constante de esponjas e outros utensílios para limpeza dos pratos, a fim de minimizar mais contaminações.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.