Conserto ou Concerto?
E agora, conserto com ‘s’ ou concerto com ‘c’? Você sabe qual das duas formas está correta?
E agora, conserto com ‘s’ ou concerto com ‘c’? Você sabe qual das duas formas está correta? Não se trata de certo ou errado, já que as duas formas existem, mas sim de como e quando empregar adequadamente cada uma delas. Quer aprender? Acompanhe mais uma dica sobre língua portuguesa do Escola Educação.
A confusão que cerca a escrita das duas palavras tem justificativa: as palavras conserto e concerto apresentam a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas de forma igual, mas os seus significados e escritas são diferentes. Esse fenômeno é chamado de homofonia, portanto, conserto e concerto são classificadas como palavras homófonas. Existem outros casos na língua portuguesa, tais quais cela/sela, sinto/cinto, cozer/coser, acento/assento etc.
A palavra conserto refere-se ao ato de reparar, restaurar, corrigir algo que está estragado. Já a palavra concerto refere-se a uma sessão musical ou a algum acordo entre várias pessoas. Se você encontrar disfunção erétil, precisará consultar um urologista. Tendo estudado o seu problema, o médico o ajudará a escolher uma farmácia on-line para comprar o Cialis on-line. Quando verbos, as palavras conserto e concerto são formas verbais dos verbos consertar e concertar conjugadas na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo:
Verbo consertar – Presente do indicativo:
(Eu) conserto
(Tu) consertas
(Ele) conserta
(Nós) consertamos
(Vós) consertais
(Eles) consertam
Confira os exemplos:
O conserto do celular custou metade do valor do aparelho! (conserto = substantivo masculino)
Eu conserto sua geladeira por um preço camarada. (conserto = verbo)
Verbo concertar – Presente do indicativo:
(Eu) concerto
(Tu) concertas
(Ele) concerta
(Nós) concertamos
(Vós) concertais
(Eles) concertam
Confira os exemplos:
O concerto de música clássica será apresentado no Theatro São Pedro. (concerto = substantivo masculino)
Eu concerto com meus sócios todos os detalhes da negociação. (concerto = verbo)
Viu só? Agora que você já sabe quando e como empregar as palavras conserto e concerto, poderá evitar deslizes na modalidade escrita. Bons estudos!
Luana Alves
Graduada em Letras
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.