Consulta ao lote residual do IR estará disponível a partir de hoje (20)
As consultas poderão ser feitas por contribuintes que caíram na malha fina mas já realizaram os ajustes exigidos pela Receita Federal.
Foi aberta nesta quinta-feira (20) a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda para os contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizaram suas pendências posteriormente.
Segundo informações da Receita Federal, 290.934 contribuintes terão direito à restituição de algum valor. O montante das devoluções chega a mais de R$ 344 milhões.
O pagamento será efetuado no dia 28 de abril, diretamente na conta bancária indicada na Declaração do Imposto de Renda ou por meio de uma chave Pix indicada pelo contribuinte.
Como fazer a consulta
A consulta ao lote residual pode ser feita através do website da Receita Federal. Para tanto, o contribuinte deve acessar a página e clicar em “Meu Imposto de Renda”. Depois, basta selecionar a opção “Consultar a Restituição”.
Caso seja identificada alguma outra pendência na declaração, o usuário poderá efetuar a retificação no ato da consulta, corrigindo as informações apontadas.
Além do site, o aplicativo da Receita Federal para dispositivos móveis também permite a consulta da liberação das restituições e a situação do CPF do contribuinte junto ao órgão.
O resgate do dinheiro restituído poderá ser feito no Portal e-CAC. Nesse caso, o contribuinte deve acessar o menu Declarações e Demonstrativos, e, em seguida, clicar em “Meu Imposto de Renda”, selecionando também a opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Caso não seja resgatado na data prevista, o valor da restituição ficará disponível para resgate por até um ano em uma conta do Banco do Brasil.
Comentários estão fechados.