Consumo de álcool envelhece o nosso corpo: Veja as causas

Muitas pessoas não sabem, mas ingerir bebidas alcoólicas frequentemente traz consequências sérias para o nosso corpo.

Ao redor do mundo, é muito comum encontrar pessoas que fazem o consumo regular de bebidas alcóolicas. Mas essa tradição pode ser a causadora do envelhecimento precoce, até mesmo das pessoas mais jovens. Isso porque o álcool envelhece e pode modificar o nosso corpo, organismo e mente de diversas formas. Assim, cada vez mais os médicos alertam sobre os motivos pelos quais o álcool promove o envelhecimento. Confira quais são eles a seguir.

Leia mais: Veja quais alimentos você não deve consumir para manter a sua saúde mental em dia.

Por que o álcool envelhece?

  • Álcool causa desidratação

A desidratação é um sintoma muito comum à medida em que as pessoas vão ficando mais velhas. Isso ocorre porque, quanto mais idoso alguém se torna, menos água esse indivíduo conseguirá reter em seu corpo. Dessa maneira, o álcool pode acelerar o processo de desidratação, uma vez que ele consegue retirar mais líquidos de nosso corpo. Por isso, é sempre recomendado beber bastante água após uma noite de muita bebida alcoólica.

  • Álcool enfraquece os órgãos

Mesmo que o consumo de álcool não seja tão agressivo ou constante, isso pode gerar o envelhecimento de órgãos internos. Isso porque o álcool consegue afetar diretamente o funcionamento do fígado, rins, pâncreas e outros órgãos.

  • Álcool atrapalha o raciocínio

Os danos do álcool no cérebro são muito conhecidos, a começar pela própria possibilidade de dependência química. Mas, além disso, o álcool também causa o encolhimento de nossas células cerebrais. Desse modo, o consumo das bebidas pode estar relacionado ao desenvolvimento de doenças como demência e Alzheimer.

  • Álcool resseca a pele

Não é apenas o funcionamento de nosso corpo que é impactado pelo consumo do álcool, mas também a aparência, pois as bebidas alcóolicas aceleram o modo natural como a nossa pele vai ressecando ao longo dos anos. Isso porque, beber implica na perda de líquidos, e consequentemente a pele desidrata.

  • Álcool acelera os batimentos cardíacos

Embora estudos apontem que uma dose de vinho tinto diária pode melhorar os níveis de colesterol e proteger os vasos sanguíneos, o exagero gera o contrário. Assim, quem bebe muito tem mais chances de desenvolver um ritmo de batimentos cardíacos muito acelerado e pressão alta.

  • Álcool enfraquece o sistema imunológico

Por fim, destacamos que o álcool também irá enfraquecer as defesas do seu organismo, aumentando as chances de desenvolvimento de doenças. Logo, quem consome bebidas alcoólicas com frequência tem mais chances de contrair doenças hepáticas e várias outras que são combatidas por meio do sistema imunológico.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.