Contaminação radioativa é encontrada em creche no Missouri
De acordo com o relatório da Boston Chemical Data Corp., foram confirmados os temores sobre a contaminação na Jana Elementary School, no distrito escolar de Hazelwood, em Florissant.
Há uma contaminação radioativa de tamanho significativo em uma creche primária no subúrbio de St. Louis, onde foram produzidas as armas nucleares da Segunda Guerra Mundial, segundo um novo relatório de consultores de investigação ambiental.
De acordo com o relatório da Boston Chemical Data Corp., foram confirmados os temores sobre a contaminação na creche Jana Elementary School, no distrito escolar de Hazelwood, em Florissant, que foram levantados através de estudos anteriores do Army Corps of Engineers.
Leia mais: Reaproveite resíduos orgânicos para fazer adubo poderoso para plantas
O desenrolar da situação na creche em Missouri
Um novo relatório foi feito, e é baseado em amostras coletadas na escola em agosto, segundo o St. Louis Post-Dispatch. A Boston Chemical não revelou quem ou o que solicitou e financiou o relatório.
“Fiquei com o coração partido”, disse Ashley Bernaugh, presidente da associação de pais e professores da Jana Elementary School. “Parece tão clichê, mas tira o fôlego de você”, acrescentou.
A escola fica na planície de inundação de Coldwater Creek, que foi contaminada por resíduos nucleares da produção de armas durante a Segunda Guerra Mundial. Esses resíduos foram despejados em locais próximos ao Aeroporto Internacional St. Louis Lambert, e também ao riacho que deságua no rio Missouri. Esse riacho vem sendo limpo há mais de 20 anos.
O relatório da Army Corps of Engineers também encontrou contaminação na área, mas em níveis muito mais baixos, e não coletou amostras a menos de 90 metros da escola. Esse relatório mais recente incluiu amostras retiradas da biblioteca, cozinha, salas de aula, campos e playgrounds da creche.
Os níveis do isótopo radioativo chumbo-210, polônio, rádio e outras toxinas estavam “muito acima” do que era esperado pela Boston Chemical. Até amostras de poeira coletadas dentro da escola estavam contaminadas.
Os malefícios de conviver com esses resíduos
A inalação ou ingestão desses materiais radioativos pode causar danos significativos, de acordo com o relatório. “Será necessário um programa de remediação significativo para trazer as condições da escola de acordo com as expectativas”, diz o documento. O distrito, em um comunicado, diz que consultará seus advogados e especialistas para determinar os próximos passos.
Comentários estão fechados.