Contraceptivos femininos: o que você precisa saber sobre eles?
Tire suas dúvidas sobre esse assunto.
A fertilidade feminina ainda é um tabu na sociedade brasileira, e isso causa grande desinformação entre as mulheres. Uma grave consequência desse problema é que muitas mulheres não têm acesso a métodos contraceptivos seguros, e acabam engravidando muito jovens. Pensando nisso, reunimos nesta matéria alguns mitos sobre os efeitos e atuações dos métodos contraceptivos. Se você deseja se informar ou ajudar alguém que precise dessas informações, confira este texto na íntegra. Boa leitura!
Continue lendo: Estudo aponta que fazer dieta no início da gravidez reduz risco de diabetes gestacional
Quais são os métodos contraceptivos para as mulheres?
Atualmente, existem diversos métodos contraceptivos voltados para a saúde da mulher. Em alguns casos eles podem ser utilizados de forma combinada, dependendo do que cada pessoa se adapta. Veja alguns dos métodos mais conhecidos:
- Pílula anticoncepcional;
- Implante anticoncepcional;
- DIU hormonal;
- Adesivo anticoncepcional;
- Anel vaginal.
Principais dúvidas sobre os métodos contraceptivos
Se você ainda não decidiu qual o melhor método para o seu corpo, confira mais informações:
Pílula anticoncepcional engorda?
De forma geral, a pílula anticoncepcional não engorda. Contudo, o que esse remédio pode causar é uma retenção de líquido em algumas partes do corpo, mas nada fora do comum. Se você já sofre com a retenção, converse com seu médico para encontrar a pílula ideal para o seu caso.
Métodos contraceptivos causam infertilidade?
Isso é um mito! O objetivo desses métodos é apenas evitar a gravidez. Portanto, eles são seguros e não influenciam na fertilidade das mulheres.
A pílula do dia seguinte perde a potência depois de muitos usos?
É verdade! A pílula do dia seguinte pode ser considerada como uma “bomba de hormônios”, e só deve ser utilizada em último caso. Se for consumida repetidas vezes, o seu potencial pode ser reduzido drasticamente e talvez o seu efeito não seja o esperado.
Quem nunca teve filhos pode utilizar o DIU?
Sim! Não existem restrições quanto a já ter ou não engravidado antes do DIU. Esse método é uma excelente opção para quem deseja fazer uso de um método contraceptivo confiável e não quer tomar uma pílula diariamente. Se você gostaria de implantar o DIU, converse com o seu médico para saber se esse método é viável para você.
Comentários estão fechados.