Copa do Mundo: as pessoas podem faltar ao trabalho para acompanhar a seleção brasileira?
Não há como negar que a Copa do Mundo fez com que muita gente desejasse não trabalhar durante os jogos do Brasil. Afinal, pode faltar o serviço?
A seleção brasileira de futebol está cada vez mais perto de conquistar o hexacampeonato. Na próxima sexta-feira, 9, às 12h no horário de Brasília, os jogadores enfrentarão a Croácia em mais um jogo decisivo na competição. Este é um horário em que muitos estão trabalhando. Será que pode faltar o serviço para ver o Brasil for jogar?
Leia mais: Copa do Mundo 2022: dias de jogos da seleção brasileira serão feriados?
Copa do Mundo
As leis que regem o trabalho não viabilizam que o trabalhador tenha direito ao dia de folga quando o Brasil estiver em atividade na Copa do Mundo e também não garante que ele seja liberado para assistir aos jogos. Se for um emprego da iniciativa privada, é importante ressaltar que o patrão não é obrigado a liberar os funcionários.
Ainda assim, é possível acertar um acordo com ele.
O patrão pode decidir liberar os trabalhadores ou reduzir a carga horária do expediente, mas ainda há a possibilidade de assistir ao jogo dentro do próprio ambiente de trabalho para que todos possam acompanhar a partida. Para o servidor público, o caso pode ser um pouco diferente.
Também não há lei que libere o profissional do seu cargo durante os jogos, no entanto a notícia também pode ser vantajosa: o Ministério da Economia publicou uma portaria garantindo que as empresas públicas possam conceder o ponto facultativo quando o Brasil estiver jogando.
Funcionamento de bancos
A Federação Brasileira dos Bancos (Febran) comunicou que o horário de atendimento dos bancos será reajustado , para a próxima sexta, então é bom que as pessoas fiquem atentas:
- Atendimento ao público: das 9h às 11h / das 15h às 16h30 nos estados com o horário de Brasília;
- Nos estados com diferença de 1h: atendimento ao público das 8h às 10h / das 14h30 às 15h30;
- Nos estados com diferença de 2h: atendimento ao público das 7h às 9h / das 13h30 às 14h30.
Comentários estão fechados.