Coração – Função, onde fica localizado e características

O coração é um dos órgãos mais importantes. haja vista que é a base do funcionamento do sistema circulatório dos seres humanos.

Quando vamos estudar o corpo humano, um dos órgãos que mais chama atenção, seja pelo tamanho, estrutura ou importância, é o coração.

O coração é responsável por fazer circular o sangue no nosso corpo (trazendo os nutrientes e o oxigênio precisos para o seu bom funcionamento).

Além disso, quando fora de um corpo, com suprimento de oxigênio suficiente, pode continuar batendo, o que faz com sirva para realização de transplantes que salvam muitas vidas.

Função do coração

Sendo um dos órgãos mais importantes do corpo de qualquer animal, o coração tem a  função de bombear o sangue, fazendo com que ele circule por todo o corpo através dos vasos sanguíneos.

Esse procedimento leva o oxigênio, o qual é essencial para o funcionamento do metabolismo para o corpo todo.

Onde o coração fica localizado?

O coração humano localiza-se na parte central da caixa torácica, um pouco inclinado para a esquerda. Situa-se entre os pulmões, de modo que atrás dele, localizam-se o esôfago e artéria aorta.

Características do coração

O coração é formado por músculos, os quais são responsáveis por fazê-lo bater de forma involuntária.

Seu tamanho é proporcional a um punho fechado, sendo oco por dentro, de modo que o sangue possa passar por dentro dele. Ele mede cerca de 12cm de comprimento e 9cm de largura. Pesa, em média, de 250 a 300g nos adultos. É dividido internamente em quatro cavidades:

  • Átrio direito;
  • Átrio esquerdo;
  • Ventrículo direito;
  • Ventrículo esquerdo.

Anatomia do Coração

Os dois átrios são cavidades superiores por onde o sangue chega ao coração, enquanto os dois ventrículos são cavidades inferiores por onde o sangue sai do coração.

O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito e o átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo.

Entre os átrios e os ventrículos existem válvulas (válvulas atrioventricular direita e a válvula atrioventricular esquerda) responsável pela regulagem do fluxo do sangue e impedem seu refluxo, isto é, o retorno do sangue dos ventrículos para os átrios.

Coração humano seccionado

Batimentos cardíacos

O funcionamento do coração se dá por dois movimentos, conhecidos como sístolediástole.

Sístole é o movimento de contração, em que o sangue é bombeado para o corpo, enquanto diástole é o movimento de relaxamento, em que o coração se enche de sangue.

Nesse sentido, o ciclo cardíaco ocorre no momento em que os átrios se contraem e ficam cheio de sangue, fazendo com que os mesmos se contraiam (sístole),  e as válvulas se abram e assim, o sangue é bombeado para os ventrículos que estão relaxados (diástole).

Após isso, os ventrículos se contraem (sístole) e pressionam o sangue para os vasos, fazendo com que os átrios em diástole se encham de sangue.

Batimentos cardíacos

Um ponto interessante a ser lembrado é que barulho que ouvimos dos batimentos cardíacos corresponde ao movimento das válvulas, que ocorre de forma ritmada.

  • Em uma pessoa adulta em repouso o coração bate cerca de 70 vezes por minuto;
  • Em uma criança o coração bate normalmente cerca de 120 vezes por minuto;
  • Em um bebê o coração bate normalmente 130 vezes por minuto.

Curiosidades sobre o coração

  • O coração humano bombeia cerca de 7.500 litros de sangue por dia;
  • Apenas as nossas córneas não recebem suprimento de sangue;
  • De todos os nossos músculos, o coração é o que faz o maior trabalho físico;
  • O maior coração do planeta pertence à baleia azul, e pesa 680 quilos;
  • Normalmente, o coração das mulheres bate mais rápido do que o dos homens.

Veja também: Entenda quais são os efeitos das altas temperaturas no corpo humano

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More