Corpo rochoso se aproxima da Terra em novembro e é maior que o Pão de Açúcar
Asteroide ficará a apenas 2,3 milhões de quilômetros de distância da Terra em novembro de 2022.
Com elevado potencial de destruição, o asteroide 2022 RM4 terá, em 1 de novembro, a menor distância em relação à Terra. Eles serão separados em 2,3 milhões de quilômetros. Em termos astronômicos, essa distância é bem curta, apesar de não oferecer riscos para nós. Descubra mais sobre o asteroide próximo da Terra que possui quase o dobro do tamanho do Pão de Açúcar.
Leia mais: Asteroides que podem colidir com a Terra preocupam a China
Proximidade do asteroide com o planeta Terra
Em setembro de 2022, cientistas localizaram a rocha espacial através do telescópio Pan-STARRS 2, que funciona em uma base de astronomia no Havaí. Desde então, ele foi nomeado 2022 RM4. Confira mais informações sobre o fenômeno:
Humanos poderão ver o fenômeno?
Sim. A estrutura metálica do asteroide possui um brilho característico e, quão mais perto da Terra, mais brilhante aparenta ser o asteroide. Por isso, conseguiremos observá-lo com telescópios amadores no dia 1 de novembro. Porém, a olho nu, infelizmente a experiência não será possível.
Quais as dimensões do asteroide?
Através de observação e escala é possível medir as dimensões do asteroide. Pelo que foi observado, ele possui o diâmetro de 740m. Para fins de comparação, observa-se que o patrimônio cultural Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, e que possui 391 metros de altitude é equivalente ao asteroide. Dá para imaginar?
Há algum risco envolvido com a aproximação do asteroide?
Bem, se ao comparar o asteroide com o Pão de Açúcar você ficou assustado (a), não há razão para isso. Não neste caso. Asteroides são corpos rochosos e metálicos gerados por consequência da formação do Sistema Solar. Devido a isso, apresentam dimensões variáveis e um formato irregular. Eles são potencialmente perigosos devido à chance de colidirem com a Terra, causando consequências desastrosas. No entanto, cientistas já descartaram a possibilidade deste objeto espacial ser lançado ao nosso planeta.
Comentários estão fechados.