Cortar o consumo de café pode causar dores de cabeça e mais
O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo. Mas você sabia que cortar o cafézinho da dieta pode trazer alguns prejuízos? Veja!
A cafeína é a droga mais consumida em todo o mundo, e, apesar de não ser encontrada somente no café, a maior parte da população adulta costuma consumir pelo menos um copo dessa bebida por dia, seja pela manhã ou depois do almoço, para dar aquele ânimo para o trabalho, por exemplo.
Entretanto, você sabia que, caso você já consuma café diariamente, cortar a bebida pode te trazer alguns prejuízos, como dores de cabeça, náusea e cansaço, por exemplo? Pois é, veja abaixo quais as possíveis consequências de tirar as bebidas cafeinadas do seu dia a dia:
Mudança de humor
Um efeito bem conhecido do café é melhorar o humor. Isso acontece porque ele atua como um estimulante que aumenta a produção e liberação de um grupo de mensageiros químicos chamado de neurotransmissores, dopamina e norepinefrina – ou noradrenalina.
Dessa maneira, ao parar de ingerir cafeína, esses neurotransmissores não serão mais liberados com a mesma velocidade, o que vai diminuir seus níveis de energia e te deixar com um humor mais irritável, no mínimo.
Náusea
O café pode ter um efeito destruidor no sistema digestivo, tanto quando é muito consumido ou quando se para de ingerir a bebida. Isso se dá porque o café pode causar algumas contrações musculares no sistema digestivo, o que aumenta a frequência com a qual é preciso ir ao banheiro.
Assim, quando paramos de consumir a bebida, podemos ter a sensação recorrente de enjoo, derivada das mudanças nesse sistema.
Fadiga
Talvez o efeito colateral mais óbvio de todos, já que o café é consumido exatamente para combater o cansaço da rotina ou para despertar pela manha. Assim, a bebida funciona como um químico encontrado naturalmente em nosso cérebro, que é chamado adenosina.
Essa substância é responsável pelo sono que sentimos, mas o café funciona bloqueando a adenosina, assim, despertando o consumidor. Mas uma vez que a cafeína deixa o sistema, o cansaço e sono provavelmente serão ainda maiores do que inicialmente. De acordo com estudos, consumidores regulares de cafeína sofrem muito mais com essa fadiga quando param de ingerir as bebidas.
Dores de cabeça
O café tem um impacto no cérebro, restringindo algumas veias sanguíneas, que, com o tempo, o usuário de cafeína se acostuma. Entretanto, ao não ingerir o produto, essas veias relaxam, liberando uma quantia de sangue totalmente inesperada e incomum no cérebro, o que leva a tais dores de cabeça. Apesar disso, dores de cabeça podem derivar de vários motivos, como consumo excessivo de álcool, desidratação, estresse e afins.
Comentários estão fechados.