Couves flores ou Couves flor? Couves-flores ou Couves-flor? Afinal, qual está correto?
A confusão é grande: tem hífen ou não tem? Ambas as palavras vão para o plural ou não? Calma, a gente explica tudo!
A língua portuguesa é repleta de peculiaridades e regras que podem confundir muitos estudantes, especialmente na escrita.
As palavras compostas são um dos casos mais desafiadores, pois, além de decidirmos sobre o uso do hífen, o plural dessas palavras também varia dependendo das classes gramaticais que as compõem.
O que são palavras compostas?
Palavras compostas são formadas pela união de duas ou mais palavras, radicais, ou mesmo prefixos e sufixos.
Normalmente, elas apresentam um significado novo, diferente do significado das palavras que as formam. Existem duas formas principais de composição.
- Justaposição: os elementos são colocados lado a lado sem alteração, como em “passatempo” (passa + tempo), “girassol” (gira + sol) e “couve-flor”.
- Aglutinação: os elementos são unidos e geralmente ocorre alguma alteração fonética, como em “planalto” (plano + alto), onde há uma modificação na forma dos elementos que se unem.
Couve-flor ou couve flor?
O uso do hífen é um assunto complexo e sofreu modificações significativas com o último acordo ortográfico da língua portuguesa, em vigor desde 2006.
Especificamente, a regra que se aplica é: “utiliza-se o hífen nos compostos que designam espécies botânicas (planta e fruto) e zoológicas, estejam ou não ligadas por preposição ou qualquer outro elemento”. Assim, a forma correta é “couve-flor”.
Plural de couve-flor
A regra geral para substantivos compostos ligados por hífen é que vão para o plural apenas as palavras que forem substantivos ou adjetivos, ou ambas as palavras da composição, no caso de serem duas palavras variáveis.
Já se na composição há verbos e advérbios, estes não variam. Por exemplo, no plural de “guarda-chuva”, apenas a palavra “chuva” vai para o plural, pois “guarda” vem do verbo “guardar” e não deve flexionar.
Da mesma maneira, em “abaixo-assinado”, apenas “assinado” vai para o plural, enquanto “abaixo” fica no singular (abaixo-assinados).
No caso de “couve-flor”, o substantivo “flor” caracteriza o substantivo “couve”, diferenciando-a da couve-manteiga.
Assim, a palavra “couve-flor” pode ser escrita no plural de duas maneiras: “couves-flor” ou “couves-flores”.
De acordo com a regra, a palavra “couve-flor” pode ser escrita no plural de duas maneiras: “couves-flor” ou “couves-flores”, ambas estão corretas. Imagem: Reprodução
Polêmica sobre o plural
Em diversas pesquisas, você poderá encontrar fontes que afirmam que apenas a forma com as duas palavras no plural está correta, ou seja, “couves-flores”.
Contudo, além de não estarem de acordo com a regra oficial, dicionários importantes como Aurélio, Michaelis e Priberam aceitam ambas as formas: “couves-flor” e “couves-flores”.
Entender essas regras e suas exceções é fundamental para escrever corretamente e evitar erros comuns na língua portuguesa.
*Com informações de Concursos no Brasil, Guia do Estudante, Moderna Gramática Portuguesa (Evanildo Bechara), Dicionários Aurélio, Michaelis e Priberam.
Comentários estão fechados.