Crianças podem assistir TV? Estudo aponta o hábito pode ser benéfico para os pequenos
Muito se fala sobre o tempo de tela, principalmente para as crianças. Contudo um estudo recente mostrou que assistir TV pode ser bom para elas.
Antigamente as brincadeiras dos mais jovens eram muito diferentes das que observamos nos dias atuais. Com o desenvolvimento tecnológico, os jogos de tabuleiro e até mesmo as atividades ao ar livre deram lugar às redes sociais, séries, filmes e jogos online. Não é à toa que muitos pais questionam: crianças podem mesmo assistir televisão? Um estudo recente sugeriu que sim. Acompanhe a leitura e confira a explicação.
Leia mais: Veja alguns sinais de que você sofreu parentificação quando criança
Crianças podem realmente assistir televisão, diz a ciência
Alguns pesquisadores já vêm alertando que o tempo de tela pode fazer mal para os mais jovens, sobretudo para as mais novas. Entre os malefícios, apontamos o atraso no desenvolvimento cognitivo e prejuízos na socialização. O que surpreendeu a muitos é que um novo trabalho mostrou que o tempo que os pequenos passam assistindo TV na primeira infância pode ser particularmente bom para eles.
De acordo com o trabalho, que foi publicado na revista Frontiers in Psychology, o tempo de tela ligado à televisão ou um dispositivo móvel consegue ser benéfico, porém isso depende muito do contexto em que isso acontece.
Segundo os autores, quando o conteúdo é apropriado para a idade da criança, é possível observar efeitos positivos nela, especialmente quando o que está sendo exibido é algo voltado ao estímulo da interação. Eles ressaltam que é preciso investir na qualidade do que está sendo exibido em vez de pensar na quantidade em que eles ficam na TV.
Além disso, o trabalho destaca que é importante que um dos pais esteja presente no momento em que a criança estiver assistindo para que a experiência seja melhor, uma vez que eles podem se envolver na atividade e responder possíveis perguntas que o jovem venha a fazer, visto que a infância é um período repleto de questionamentos.
O estudo reforça que, apesar de assistir televisão apresentar potenciais benefícios para as crianças, essa prática não deve substituir outras atividades como a socialização, por exemplo. Sendo assim, principalmente para aqueles menores de 3 anos, é importante ter em mente que a exposição prolongada deles às telas não é recomendada.
Comentários estão fechados.