A pressão dos colegas pode levar uma criança a criar emoções boas e ruins

O desenvolvimento de uma criança ou adolescente se baseia muito em seus amigos e a essa fase da vida.

Os amigos são essenciais na fase de desenvolvimento emocional e social das crianças e adolescentes. Mas existe uma pressão dos colegas que pode gerar alguns comportamentos para que eles se sintam aceitos e valorizados. No entanto, quem não consegue lidar com isso pode criar emoções negativas, que podem durar a vida toda.

Leia mais: Novo site da Google ajuda crianças que estão aprendendo a ler

Por que as crianças sentem uma pressão dos seus amigos?

Na adolescência, os amigos têm um papel de exemplo. As crianças param de olhar para os pais e começam a observar mais os amigos para escolher como se vestir, conversar e se comportar.

Porém, de primeira, é importante entender porque as crianças sentem a pressão dos amigos. Essa resposta pode ser simples, e a mais comum é que cada um de nós quer se encaixar e ser aceito por nossos amigos. Isto é verdade principalmente para as crianças.

Colocar-se contra o que um grupo de colegas da escola, por exemplo, acredita ser correto é o mesmo que pedir para ser ignorado e deixado de lado. Por causa disso, podemos dizer com certeza que as pessoas com quem convivemos afetam positivamente ou não nossas vidas.

Como essa pressão ocorre?

A influência dos colegas é ainda maior durante a adolescência do que em outros estágios, e se caracteriza por ser bem importante. Isso acontece porque os jovens querem se identificar com outras pessoas de sua idade para, por exemplo:

  • Se inspirar e ser iguais a aqueles que admiram;
  • Experimentar coisas diferentes e novas;
  • Se sentir parte de um grupo de pessoas;
  • Se encaixar e não se sentir estranho ou diferente da maioria;
  • Evitar preconceito ou algum tipo de bullying por ser ou pensar “diferente”.

Tomar decisões é difícil por si só, e se torna ainda mais complicado quando pontos de vista opostos são apresentados. Exatamente a mesma coisa acontece com os jovens. Ou seja, a pressão do grupo os empurra em uma determinada direção, mesmo que eles pensem que a coisa certa seja diferente.

A influência negativa que essa pressão pode causar

Porém, essa pressão que existe pelos amigos e colegas nesta fase da vida pode ser muito prejudicial. Por exemplo, se alguém se sente com pouca confiança, é provável que seja um sinal de influência negativa desses colegas.

Essa é uma fase muito difícil de lidar, até porque essas formas de pressões como as descritas acima podem causar um grande trauma e levar a diferentes transtornos no futuro. Dessa forma, tome cuidado e observe se alguém ao seu redor está passando por isso. Evitar essa pressão e cuidar da saúde mental é necessário!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.