Crimes no WhatsApp: Quais são eles e como se prevenir

Ninguém esta completamente livre de ocorrer algo, mas para os indivíduos que não possuem domínio do aplicativo tornam-se alvos mais fáceis e recorrentes.

Quando receber pelo seu WhatsApp ofertas aparentemente muito atraentes, desconfie! Você nunca sabe quem pode estar mandando realmente determinadas informações, ainda que seja com o número e fotos de seu parente.

Em 2020, uma empresa de segurança chamada PSafe divulgou que 453 mil indivíduos tiveram seu WhatsApp falsificado, isso nos da uma média de 15 mil pessoas atingidas diariamente.

Mesmo que haja maneiras de burlar o sistema, os criminosos sempre seguem uma sequência de pequenos atos iguais, o que possibilita desenvolver maneiras de nos proteger através de pequenas mudanças diárias. “A permissão é concedida ao criminoso através de links muito atraentes enviados ou aplicativos suspeitos” relata o especialista em privacidade de informações e tecnologia da BVA Advogados.

Ninguém esta completamente livre de ocorrer algo, mas para os indivíduos que não possuem domínio do aplicativo tornam-se alvos mais fáceis e recorrentes.

Dinheiro para resgate

Como uma das tentativas de golpe, os criminosos utilizaram links que aparentemente possibilitariam ver e conferir seus saldos em dinheiro, os quais foram abandonados em bancos ou outras determinadas instituições, o que de fato havia sido lançado pelo Banco Central na última semana, mas utilizado com desvio.
Como evitar

Algumas dicas foram lançadas pelo BC, confira a seguir:

• O verdadeiro site utilizado pelo banco é valoresareceber.bcb.gov.br e não há existência de nenhum outro site, apenas este.
• O BC em momento algum entra em contato para abordar o recebimento de valores ou reafirmação de dados.
• Não há o processo de pagamento para receber qualquer valor pelo banco
• O contato do Banco Central somente é feito para tratar do repasse de valores quando não é fornecida a chave Pix para a instituição.

Transferi dinheiro. E agora?

Caso você tenha sido vítima de um golpe e efetuado uma transferência de determinado valor, é relevante elaborar um boletim de ocorrência o mais rápido possível, além de comunicar a instituição financeira matriz e destinatária.
A denúncia pode ser enviada através do e-mail support@whatsapp.com, é necessário que haja a divulgação de todas as informações necessárias para a contribuição da busca. Em casos como esse cada pequeno detalhe tem sua importância.

WhatsApp clonado

Muitos sites de varejos são utilizados, além de oportunidades empregos, eventos e inúmeros outros exemplos para atrair a atenção do cidadão.

Ligações ou mensagens, são enviadas com a presença de um pedido para fornecer determinado código que aparece em sua tela, ao digitar os criminosos possuem total acesso as mensagens que você recebe em outro celular, e assim o criminoso inicia o procedimento de abordagem de inúmeras vítimas.

Evite este golpe

Uma boa saída é utilizar o processo de duas fases no aplicativo de mensagem, além de obter a presença de um antivírus que irá detectar qualquer ameaça.

Tais ações não estinguem completamente a possibilidade de cair em um golpe, contudo auxiliam na proteção de seu aparelho celular, outros cuidados devem ser aplicados, como a troca regular de senhas, não as ligando a datas comemorativas ou números de celular, relata o advogado da BVA.

Após perceber que o golpe foi aplicado, desvincule todas as informações bancárias, bloqueie os cartões e quaisquer plataformas digitais utilizadas que possuem algum dado que ajude os criminosos.

Não sou eu

O criminoso obtém um número com a presença da foto e o nome de outra pessoa garantindo ter “trocado de número” e alegando precisar urgentemente de determinada quantia de dinheiro emprestada, na maioria das vezes eles se passam por parentes ou pessoas queridas. Tome cuidado, pois nesse momento você pode ser enganado.

Criaram uma conta que não é minha

Divulgue em suas redes sociais o ocorrido, solicitando o compartilhamento para alcançar o maior número de pessoas possíveis, além de registrar um boletim de ocorrência. Acione sua operadora e informe o ocorrido, divulgando que determinado número esta sendo utilizado para proferir golpes.

Aplicativos Hackers

Chamados de Spywares, os “aplicativos hackers” possibilitam a entrada de um hacker – pessoa próximo a vítima- de acessar e visualizar todas as suas atividades no smartphone.

Dessa forma, ele possui todos os dados íntimos, bancários e códigos de verificação.

Novo Chip

Outra maneira utilizada por criminosos é entrar em contato com a operadora e alegar ser o proprietário do número, informando ter sido roubado. Caso a operadora seja tapeada, o criminoso terá acesso total a lista telefônica do aplicativo WhatsApp, além do chip original agora ser bloqueado.

O que fazer?

Sem nenhum contato com o criminoso, a vítima deverá abrir um boletim de ocorrência e relatar a empresa telefônica o ocorrido para que o cadastro seja bloqueado.

Golpes virtuais levam a prisão?

A Lei 14.155/21 condena as execuções de fraudes, estelionatos, apropriação de aparelhos com o intuito de furto, alteração e exclusão de dados digitais, além de golpes efetuados via o aplicativo de comunicação WhatsApp, leva a pena máxima de 8 anos de prisão.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.