Criação tóxica: veja sinais de que você foi criado por um pai crítico

Uma criação com um alto teor de críticas negativas tem consequências. Se você sente isso na fase adulta da sua vida, veja quais sinais deixou passar.

As críticas feitas durante a criação de uma criança ou jovem podem influenciar de forma direta o futuro daquele indivíduo. Inclusive, pode prejudicá-lo a longo prazo. Seu filho pode crescer com inúmeras inseguranças e ter muitos problemas de desenvoltura em meios sociais, o que o atrapalhará no trabalho e na busca por um relacionamento. Veja alguns sinais que vão deixar claro que você teve um pai controlador quando mais jovem.

Leia mais: Os quatro principais tipos de gaslighting na família

Impacto de um pai crítico na sua vida

No ensino médio, tive uma colega de classe por três anos. Ela era uma ótima colega, mas que tinha inseguranças bem significativas que ficavam à mostra para quase todo mundo ver. Ela era uma das melhores em matemática, porém quase nunca interagia nas aulas e sempre se cobrava muito quanto ao aumento de suas notas.

No início do segundo ano, ela passou a morar perto da minha casa. Às vezes eu ia com ela e com o seu pai de carro até o colégio. Somente aquela convivência de poucos minutos com o homem já me fez entender o porquê de tanta insegurança na garota. O pai dela era extremamente crítico e controlador. Apenas 20 minutos no veículo ao lado dele eram suficientes para deixar qualquer um desconfortável… imagine conviver com esta pessoa por 17 anos.

Crescer com pais muito críticos pode resultar em um efeito negativo duradouro.

Você se viu nessa história? Veja alguns sinais que foram baseados em estudos psicoterapêuticos.

1. Dificuldade em confiar em si mesmo

A pressão no início da vida e de forma constante pode causar certa dificuldade de ter segurança nas coisas que faz ou fala, sem achar que está fazendo ou dizendo algo errado. Você desenvolve uma vida repleta de dúvidas e com a constante necessidade de aprovação dos outros para se validar.

2. Você não se arrisca

Enfrentar novos desafios é uma tarefa quase que impossível. Aquela grande excitação de se arriscar em algo novo não existe, porque tem muito medo de falhar e de ser criticado por isso.

3. Tende a ser bastante perfeccionista

Querer que tudo saia extremamente perfeito, sem quaisquer erros. Isso se dá pelo fato de que você teme ser criticado porque fez algo de errado. Claro, ninguém gosta de ter as falhas apontadas, mas isso é normal. Diante disso, você leva um tempo extenso para concluir as suas tarefas, pois deposita uma extrema atenção para que tudo saia bem.

4. Pede desculpas constantemente

Quando os seus próprios pais não mediram esforços para te mostrar que você estava errado de alguma forma, é fácil pensar que todas as outras pessoas pensaram o mesmo. Às vezes vai pedir desculpas até mesmo por estar se desculpando demais. Entende o problema?

você pode gostar também

Comentários estão fechados.