CRLV passará a ser exigido para veículos de MG com placas finalizadas com ESTES números; veja
Os motoristas mineiros terão até a próxima quarta-feira (1º) para se adequar às novas normativas estabelecidas pelo Detran do estado. Saiba mais!
A partir da próxima quarta-feira, 1º de novembro, os veículos com finais de placa 7, 8, 9 e 0 deverão apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2023. Os motoristas que ainda não atualizaram o documento têm até dia 31 de outubro para regularizá-lo.
Anteriormente, os veículos com finais de placa 1, 2 e 3 tinham um prazo que se encerrava em 31 de agosto para emitir o licenciamento, enquanto os com placas finais 4, 5 e 6 tiveram até dia 30 de setembro para renovar o CRLV.
Os condutores flagrados sem o documento atualizado após o prazo de enfrentamento de prejuízos severos, além da multa de R$ 293,47, terão sete pontos diminuídos na Carteira de Motorista e a remoção do veículo para um pátio credenciado, onde permanecerá até a regularização do documento.
Obrigatoriedade do CRLV
O CRLV precisa ser renovado anualmente em Minas Gerais, assim como em todos os estados da Federação, e a taxa para isso é de R$ 33,66. Até 2018, a taxa estava inclusa no mesmo boleto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
No entanto, atualmente, os motoristas precisam emitir uma guia separada, o que pode ser feito através deste link.
Para obter o CRLV 2023, é fundamental que o IPVA, o seguro obrigatório anterior a 2021, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e quaisquer multas estejam quitados.
(Imagem: divulgação)
O veículo não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do documento, conforme orienta o órgão regulamentador.
O site Trânsito MG oferece a verificação de pendências e impressão do CRLV. Para isso, você deverá fornecer os seguintes dados:
-
Placa do veículo;
-
Número do Certificado de Registro do Veículo (CRV);
-
Renavam;
-
CPF ou CNPJ.
É importante lembrar que, ao imprimir o documento, ele deve estar em boa qualidade, em papel sulfite branco, no formato A4, com tinta preta, e em uma página única, para garantir a legibilidade do QR-Code.
Comentários estão fechados.