CTB emite alerta: condutores, atenção ao insulfilm no automóvel
Novas regras foram estabelecidas para o uso da película de vidro dos automóveis. Em casos de descumprimento, o condutor será multado.
As películas que deixam os vidros mais escuros servem para inibir a entrada da luz para o interior do ambiente. No caso dos carros, as películas de insulfilm garantem que a luz não entre juntamente com o calor. Por isso, é um método comumente utilizado pelos condutores no Brasil.
Além de inibir a entrada da luz e do calor, os vidros mais escuros evidenciam a sensação de segurança para quem está dentro do carro. Dificilmente a película mais escura permite que pessoas de fora do veículo consigam enxergar o que tem dentro. Porém, todas essas mudanças no automóvel precisam estar de acordo com as regras do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
Lei do insulfilm
No ano passado, a Resolução n. 989/2022 do Conselho Nacional de Trânsito mudou as regras para aplicar o insulfilm no carro. Ao todo, os motoristas podem adicionar a película nos quatro vidros das laterais, no vidro traseiro e no para-brisa. Destes, somente o para-brisa apresentou necessidade de mudança.
De acordo com o CTB, o vidro do para-brisa precisa ser de 70% de transparência, não permitindo que vidros muito escuros sejam adicionados. Com essa regra, há condutores que ainda estão com as películas que eram aceitáveis antes da mudança, com 75% de transparência.
Os vidros das laterais e o vidro traseiro não foram modificados pela lei, continuando com a mesma porcentagem prevista. Continuam sendo exigidos 28% de transparência somente para esses vidros, que não prejudicam a visão do motorista.
Caso a regra seja descumprida, ao parar em uma blitz, o condutor será penalizado com multa. Além das películas mais escuras, as películas opacas ou espelhadas foram totalmente proibidas pelo CTB. A justificativa da mudança revela que as películas proibidas afetavam a visão do motorista.
Aplicação da multa
Caso o insulfilm escuro esteja fora do padrão estipulado ou o condutor esteja com as películas opacas ou espelhadas, o condutor estará cometendo uma infração grave. A multa será aplicada no valor de R$ 195,23, com perda de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Comentários estão fechados.