Cientistas revelam por que você DEVE limpar suas janelas sujas

Cientistas afirmam que manter suas janelas limpas é essencial para se livrar de poluentes.

Se você não tem o costume de limpar as suas janelas com frequência, comece a ter. Afinal, segundo estudos da Universidade de Birmingham, as emissões provenientes de cozimento, por serem extremamente difíceis de serem quebradas na atmosfera, formam películas de ácidos graxos que podem ser nocivas e resistentes. Entenda melhor aqui.

Leia mais: Aprenda como limpar corretamente janelas de vidro e as deixe como se fossem novas

Superfície tóxica na sua janela

Cientistas da Universidade de Birmingham realizaram estudos que preocupam aqueles que não mantêm as suas janelas limpas, afinal as emissões de cozimento que emitem ácidos graxos podem estar causando uma grossa crosta em sua janela que acumulará cada vez mais produtos químicos da atmosfera em sua superfície.

O estudo que foi destaque na revista Environmental Science: Atmospheres, afirma que as emissões de cozimento são difíceis de serem quebradas na atmosfera. Por consequência, ao encontrarem uma superfície, criam uma espécie de camada que, com o passar do tempo, vai acumulando diversas substâncias, o que a torna cada vez mais grossa e áspera. Dessa forma, a proteção da camada de ácido graxo faz com que os poluentes que se acomodarem nela, fiquem presos sem se destruírem ou dispersarem na atmosfera.

Sendo assim, o maior problema está na acomodação desses poluentes. O doutor Christian Pfrang ainda afirma: “Os ácidos graxos nesses filmes não são, por si só, particularmente prejudiciais – mas porque eles não estão sendo decompostos, eles estão efetivamente protegendo quaisquer outros poluentes que possam estar presos embaixo”.

Mais informações sobre a descoberta

A equipe responsável pelo projeto realizou um experimento em laboratório para fundamentar o estudo. O experimento baseou-se em materiais que projetam amostras do mundo real, os quais se tornaram filmes de poluentes com espessuras super finas. A partir daí, utilizaram de nêutrons e raio-x para entender as mudanças da superfície, principalmente as que aconteceram com o passar do tempo.

Ao finalizar a experiência, chegou-se à conclusão de que a película formada dificultava o acesso de moléculas menores com as partes reativas do ácido graxo. Facilitando a absorção de água quando em contato com poluentes, como o ozônio, presente em muitos ambientes.

Por isso, não esqueça: é muito importante manter as suas janelas limpas para se livrar de poluentes tóxicos em sua casa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.