CUIDADO! Essas 3 plantas podem ser tóxicas para o seu pet
Se você deseja preservar a vida do seu animalzinho de estimação, é importante evitar cultivar alguma das plantas citadas nesse artigo. Confira!
Se você possui algum animal de estimação em casa e também ama plantas, é preciso ter alguns cuidados.
Isso porque existem alguns tipos de plantas que são tóxicas e podem representar muitos riscos para seus pets.
Se o seu bichinho ingerir alguma dessas plantas, poderá ter desconforto gastrointestinal ou até mesmo problemas mais graves. Veja abaixo mais detalhes sobre algumas dessas plantas tóxicas!
Atente-se às plantas que escolhe ter em casa
Sim, infelizmente, nem todas as plantas podem ser mantidas em casa caso você tenha algum animal de estimação.
Afinal, é muito melhor optarmos por outras opções do que comprometer a saúde do nosso pet, não é mesmo? Confira a seguir as plantas que não devem estar em casa, caso você crie algum animal.
Azaleia
Embora essa espécie seja linda e popular por conta de suas flores vibrantes e delicadas, ela é altamente tóxica para os animais.
Isso ocorre porque elas possuem grayanotoxinas, que para quem não sabe, são substâncias que afetam diretamente o sistema cardiovascular e neurológico dos animais.
Se ela for consumida, o animal poderá começar a vomitar, ter diarreia e até apresentar dificuldades para respirar. Nas situações mais graves, pode levar a convulsões.
Tulipa
As tulipas também não são nem um pouco amigas dos pets, isso porque possuem uma substância chamada tulipalinas.
A parte mais perigosa da espécie é o bulbo. Se for ingerido, pode causar irritação gastrointestinal e problemas cardíacos.
Vale ressaltar que o perigo não está apenas no bulbo. Se o animal tiver algum tipo de contato com a planta, poderá desencadear várias reações alérgicas.
Lírio
Mesmo sendo uma planta muito comum de se ver, ela apresenta muitos riscos aos animais. Todas as regiões da planta são tóxicas, portanto, o contato com o caule, folhas e flores é perigoso. Para os gatos, os riscos são ainda maiores.
Quando ingerido, o pet pode desenvolver insuficiência renal, o que resultará em desidratação e alterações urinárias. No caso dos felinos, se essa toxicidade não for tratada imediatamente, eles podem até morrer. Cuidado!
Comentários estão fechados.