Cuidado: existem golpistas tentando usar o ChatGPT para te enganar
Desde o surgimento da IA, a internet começou a ser infestada de golpistas que prometem ter a “fórmula” para “ficar rico com o ChatGPT”.
Assim como qualquer outra novidade, o ChatGPT balançou a internet quando foi lançado no final de 2022.
Com isso, as amplas capacidades oferecidas pela inteligência artificial generativa fizeram surgir diversas promessas do tipo “fique rico com o ChatGPT” e afins.
Porém, uma matéria do jornal norte-americano The Washington Post está sendo usada para desmentir essas falsas promessas.
No conteúdo, especialistas em finanças ouvidos pelo jornal explicam que sim, é possível usar o ChatGPT para obter renda, mas não como está sendo divulgado por alguns “espertinhos”.
As tentativas de golpe, o ChatGPT e o mundo dos negócios
Os especialistas ouvidos pelo TWP alertam para os riscos de “digerir” tudo que está na internet acerca do ChatGPT.
Como exemplo, Basil Chatha, que é especialista em finanças e tiktoker, explicou que, até agora, quem está ganhando mais dinheiro com o ChatGPT é quem supostamente ensina a como “enriquecer” com ele.
“Muitas pessoas estão interessadas em usá-lo [ChatGPT] para ganhar dinheiro. Mas, no momento, quem está realmente aproveitando essa oportunidade são influenciadores, que ensinam as pessoas a usá-lo.”, disse Chatha.
Em uma visita rápida às redes sociais e aos serviços de streaming públicos, como é o caso do YouTube e do TikTok, é possível encontrar dezenas de vídeos onde pessoas supostamente ensinam os internautas a ganhar dinheiro com o ChatGPT.
Contudo, os especialistas apontam que o objetivo desses vídeos, que geralmente têm um teor sensacionalista, é viralizar para gerar lucros aos seus criadores.
Isso porque esquemas “milagrosos” para ganhar “dinheiro rápido” com a inteligência artificial da OpenAI trazem apenas informações genéricas, sem nenhum dado realmente relevante.
Para ser efetivo na ajuda a empreendedores, empresários e até a pessoas desempregadas que precisam de alguma fonte de renda, o ChatGPT precisa ser utilizado com o propósito certo.
A ferramenta é útil para dar dicas de oratória e vendas, por exemplo. Além disso, pode ajudar uma pessoa a organizar um currículo ou uma apresentação para entrevista de emprego.
Por outro lado, o robô é capaz de ser um ótimo auxiliar para tarefas como redação, criação de roteiros, elaboração de estratégias de marketing, etc.
Em outras palavras, o ChatGPT só é financeiramente efetivo no que diz respeito a ajudar na realização de tarefas, e não para trabalhar por alguém ou criar uma ideia de negócio milionário.
Todo cuidado é pouco
Como apurou o The Washington Post e já nós já citamos, hoje em dia a internet está cheia de “oportunidades” milagrosas envolvendo o ChatGPT e outras inteligências artificiais generativas.
No entanto, para evitar cair em algum golpe, como a venda de cursos falsos, por exemplo, fique bastante atento ao teor da proposta e a quem está lançando a ideia.
Antes de aderir a alguma ideia que parece boa demais para ser verdade, busque referências sobre a pessoa que está a veiculando e use um pouco da lógica para deduzir se a oferta é ou não realista.
Em geral, ideias muito fantásticas tendem a ser propagandas enganosas inventadas por pessoas que buscam se aproveitar da falta de conhecimento de alguns internautas.
Porém, vale mencionar que existem criadores de conteúdo sérios que ensinam, de fato, como se beneficiar da inteligência artificial para evoluir na vida profissional e até criar um negócio próprio.
De toda forma, preste bastante atenção!
Comentários estão fechados.