CUIDADO! Fotos de seus filhos estão na mira das IAs

Relatório da Human Rights Watch divulgado em junho aponta problema, inclusive, com fotos de crianças brasileiras.

A ONG Human Rights Watch divulgou um relatório preocupante. Imagens suas e de seus filhos, colocadas nas redes sociais, podem ser usadas de forma indevida com inteligência artificial (IA).

No último dia 10 de junho, a entidade divulgou um relatório mostrando que empresas estão ‘roubando’ fotos de crianças nas redes sociais e as usando para treinar ferramentas de IA.

Dessa maneira, é possível até que você encontre fotos suas e de suas crianças transformadas por inteligência artificial. Isso já ocorre e passa por muitas críticas de diversas organizações, inclusive a Human Rights Watch.

Ferramentas de IA criam fotos com base humana

Inteligência Artificial usa fotos de crianças de forma indevida

Empresas IA usam de modo indevido fotos de pessoas retiradas de redes sociais, sem consentimento – Imagem: Pixabay/Reprodução

As ferramentas de IA criam textos e imagens. Em ambos os casos, elas empregam bases reais para criar uma determinada imagem.

Mas, no caso das imagens, as fotos são particulares e usadas sem o consentimento dos pais e pessoas presentes nelas.

Como a tecnologia de Inteligência Artificial é algo novo, ainda não se sabe exatamente como evitar isso. Mas o fato é que a preocupação existe e, por isso, são necessárias formas de saná-la.

Crianças brasileiras

No total, a análise feita pela ONG encontrou 170 imagens de crianças brasileiras de, pelo menos, dez estados:

  1. Alagoas;

  2. Bahia;

  3. Ceará;

  4. Mato Grosso do Sul;

  5. Minas Gerais;

  6. Paraná;

  7. Rio de Janeiro;

  8. Rio Grande do Sul;

  9. Santa Catarina;

  10. São Paulo.

Contudo, ainda há uma expectativa de que esse número seja maior, pois o levantamento é apenas uma amostragem.

No relatório da Human Rights, constatou-se que a empresa alemã Laion, que gere o Laion-5b, ferramenta de geração de IA, é uma das que têm fotos brasileiras.

A companhia foi procurada e reconheceu o uso indevido das imagens, comprometendo-se a removê-las de seus bancos de dados.

Tais fotos, mesmo removidas do banco de dados da empresa, podem já ter sido salvas por terceiros e continuar em circulação. Logo, o risco de uma foto ser manipulada por IA, sem consentimento, ainda é muito grande.

Quais as consequências disso?

Por enquanto, é bastante difícil prever os efeitos desse uso não consensual por parte das empresas de inteligência artificial.

Uma coisa é certa: as fotos inocentes que postamos de nossos filhos nas redes sociais podem, sim, virar alvo de manipulação, sem nosso consentimento. Tome cuidado!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.