Cuidado! Relaxar com histórias de crimes reais recebe alerta de especialistas
Alerta: curtir crimes reais em meio a relaxamento pode ter nuances psicológicas profundas e causar ainda mais problema.
Os programas de crimes reais exercem um fascínio inexplicável em muitas pessoas, mantendo-as à beira do assento e hipnotizadas pela tela. A tensão antes da grande revelação, a emoção da perseguição e a sensação de justiça (quase sempre) sendo feita são elementos que cativam os espectadores.
No entanto, já parou para se questionar por que algumas pessoas conseguem relaxar ouvindo histórias perturbadoras de assassinato e caos? Se a resposta for sim, há uma explicação que não deve agradar a ninguém que tenha isso como hobby: segundo a psicóloga “Dra. Thema Bryant”, em um podcast com Mel Robbins, ela mencionou que assistir a programas de crimes reais antes de dormir pode estar ligado a um problema emocional mais profundo.
“Por que o trauma é relaxante para mim?”
Para esclarecer esse alerta, a Dra afirmou: “Alguns de nós foram criados em ambientes de alto estresse, então confundimos paz com tédio. Para reconectar-se consigo mesmo, é necessário enfrentar o desconforto, pois parecerá desconhecido.”
Essas palavras tocaram um ponto sensível entre os ouvintes do podcast, resultando em uma onda de confissões e descobertas nas redes sociais. Um ouvinte compartilhou que assistir a séries brutais o distrai da dor que sente na própria vida.
Outro, por sua vez, admitiu: “O trauma não é relaxante para mim – é a sensação de justiça que os personagens ou pessoas reais geralmente alcançam, algo que nunca tive em minha própria vida.”
Mas por que alguém encontraria consolo em ouvir relatos de traumas, especialmente aqueles que vivenciaram essas realidades tão dolorosas em primeira mão?
A “Dra. Elizabeth Jeglic”, professora do John Jay College of Criminal Justice, ofereceu uma perspectiva intrigante, sugerindo que sobreviventes de traumas podem encontrar os crimes reais interessantes porque isso lhes proporciona um ambiente seguro para reviver suas experiências, oferecendo uma sensação de controle que talvez não tenham experimentado durante seu próprio sofrimento.
Também pode ser um mecanismo inconsciente de enfrentamento, ajudando a processar seus próprios traumas em um ambiente controlado.
No entanto, é importante lembrar que consumir constantemente conteúdo gráfico pode potencialmente afetar seu humor e mentalidade de forma negativa. Portanto, da próxima vez que sentir a vontade de assistir a episódios sobre crimes perturbadores antes de dormir, faça uma pausa por um momento.
Talvez seja hora de refletir internamente, explorar mais profundamente as razões por trás de suas escolhas e buscar ajuda profissional, se necessário.
Comentários estão fechados.