Cuide bem do seu jardim: estas são 4 maneiras naturais para espantar pragas
Não sabe mais o que fazer para controlar as pragas que assolam o jardim? Saiba que existem formas naturais e eficazes de acabar com esse mal.
Nada perturba um belo jardim como a invasão de pragas indesejáveis. Embora seja possível recorrer a métodos tradicionais, como sprays e outros produtos, muitos deles contêm substâncias químicas que podem não ser ideais para as plantas, nossos animais de estimação e nós mesmos.
A boa notícia é que é perfeitamente possível combater uma infestação de pragas de forma eficaz usando métodos com base em truques comprovados recomendados por especialistas para manter seu jardim livre de pragas, todos eles totalmente naturais.
Confira e esteja pronto para dar adeus ao que perturba suas plantas!
4 maneiras naturais e eficazes para combater as pragas
1. Tenha calêndulas e crisântemos
Tanto os crisântemos quanto os malmequeres são conhecidos por sua capacidade de repelir pragas. Segundo o Centro Nacional de Informações sobre Pesticidas dos EUA, os crisântemos contêm uma substância química natural chamada piretrina, que atua como um pesticida eficaz no controle de mosquitos, pulgas, moscas, mariposas, formigas e várias outras pragas.
Por outro lado, os malmequeres têm um aroma desagradável para as pragas. Um estudo realizado em 2019 pela Universidade de Newcastle constatou que essas flores contêm limoneno, uma substância química que comprovadamente repele moscas-brancas encontradas em plantações de tomate.
Por esse motivo, é comum encontrar malmequeres plantados nas bordas de hortas. Tanto os crisântemos, com sua piretrina, quanto os malmequeres, com seu cheiro desfavorável às pragas, oferecem meios naturais de controle e repelência contra insetos indesejados.
2. Repelentes com base de ervas
Para aqueles que desejam evitar produtos químicos, repelentes à base de ervas podem ser uma alternativa segura e eficaz. Essa solução natural vai ajudar a manter seu jardim saudável e livre de pragas, sem comprometer a segurança de plantas, animais de estimação ou você mesmo.
3. Canela
A canela é conhecida por ter um odor de que os insetos não gostam. Para afastá-los, uma dica é borrifar um pouco de canela ao redor das plantas. Essa é uma sugestão dada por Ray Brosnan, especialista em jardinagem e fundador da Brosnan Landscape Gardening. Essa abordagem natural pode ajudar a manter os insetos afastados, proporcionando uma proteção adicional para as plantas.
4. Alho
Uma alternativa de repelente de pragas à base de ervas pode ser feita em casa usando alho e água. Para isso, você precisará de uma cabeça de alho, um liquidificador e água.
O processo envolve a mistura de alho e água no liquidificador até obter uma consistência pastosa. Em seguida, adicione duas xícaras de água e bata novamente. Transfira a mistura para um recipiente de vidro e deixe descansar em um local escuro por 24 horas.
Após esse período, coe a mistura e adicione água suficiente para encher um galão. Pronto, você terá o seu spray de pragas de alho caseiro.
Comentários estão fechados.