Cuide do seu jardim: 5 passos para facilitar a poda de suas lavandas
Siga este passo a passo simples para fazer com que suas plantas de lavanda floresçam de maneira farta e elegante.
O plantio de lavanda é muito comum, tanto em ambientes internos, quanto externos. Isso se deve ao fato de, além de ser uma bela planta ornamental com cores chamativas, seu perfume manter qualquer ambiente com um aroma mais agradável.
No entanto, assim como qualquer espécie, é necessário manter o cuidado correto das lavandas, garantindo que elas cresçam saudáveis e bonitas, com floração farta. Para tal, é fundamental saber o momento ideal para a poda da planta, além da técnica correta para fazê-la.
Ainda que, para os iniciantes no hobby de jardinagem, o processo pareça complexo, basta seguir um simples passo a passo para facilitar a jornada. Veja abaixo como cuidar das suas plantas de lavanda!
Quando podar a lavanda
A poda é um fator de extrema importância para que a planta floresça de forma satisfatória. Claro, a poda por si só não faz milagres, também é importante executá-la na época correta do ano, evitando o estresse que pode levar a planta à morte.
Tendo isso em mente, o momento ideal para a poda, quando cultivada em ambientes externos, é logo após a sua floração, que ocorre entre o final do verão e início do outono.
Vale lembrar que se deve evitar fazê-la próximo ao fim da estação, a fim de impedir danos decorrentes das geadas.
Já para plantas de lavanda em ambiente interno, apenas uma poda durante a primavera costuma ser o suficiente para mantê-las saudáveis. Caso pareça necessário, siga as mesmas regras da poda para ambientes externos.
(Imagem: divulgação)
Como podar a sua planta em 5 passos
Agora que você já sabe quando podar a lavanda, chegou a hora de descobrir algumas dicas para realizar o procedimento de maneira correta. Para tal, confira estes passos e tenha em mente que a prática leva a perfeição:
-
Antes de começar a poda, utilize álcool isopropílico para desinfetar suas ferramentas, impedindo contaminações na lavanda;
-
Tente manter um formato arredondado na planta para que ela floresça como um arbusto. Faça isso com cortes mais curtos em direção ao perímetro da planta e mais longos no centro;
-
Corte os caules verdes mantendo de 5 a 7 centímetros da parte lenhosa da lavanda, que não deve ser cortada, servindo como proteção para a espécie;
-
Prefira fazer a poda durante as primeiras horas da manhã, em dias secos;
-
Para ajudar na cicatrização da planta, você pode utilizar um pouco de canela em pó onde o corte foi feito nos caules (mas não exagere na quantidade).
Seguindo esses passos simples, a planta vai crescer cheia de vida, com uma floração farta e um formato de arbusto que garante o charme dela. Lembre-se de executar os passos acima, respeitando a estação ideal para fazê-los, dessa forma não tem como errar.
Comentários estão fechados.