Cultive estes quatro hábitos no seu relacionamento para deixá-lo mais forte
Conselhos para casais que querem ser bem-sucedidos começam a partir desses quatro hábitos. Conheça-os e tenha um bom relacionamento!
O relacionamento bem-sucedido não exige fórmulas mágicas, mas há coisas que precisam ser cultivadas com o tempo. Algumas pessoas falam que a boa convivência e o bom relacionamento vão acontecer com o tempo, fluindo por si mesmo. Outros acreditam que existem pessoas que nasceram para ficarem juntas e não adianta mais esforços para fazer dar certo.
Entre esses dois extremos, o equilíbrio correto é pensar que, sim, relacionamento dá trabalho e é uma constante evolução. Para auxiliar na evolução, existem estes quatro hábitos que servirão para gerenciar melhor o convívio, conforme indicou o especialista e psicólogo John Gottman. Confira!
Quatro hábitos para cultivar no relacionamento
1. Aprecie mais e use menos o desdém
Desprezar o seu parceiro é algo que pode ser totalmente prejudicial para a relação. A comunicação com excesso de xingamentos, sarcasmo, mau humor e maus comportamentos farão com que o relacionamento não seja saudável.
O desdém é o excesso de sarcasmo ou piadas que possam diminuir o outro. Procure buscar o carinho e a admiração dentro do relacionamento, e envolva a apreciação.
2. Seja gentil e não seja tão crítico
O excesso de críticas, julgamentos e acusações sobre o parceiro pode comprometer o relacionamento. Pratique a gentileza em suas palavras e atitudes e permita que o próximo se sinta bem com seus comportamentos.
3. Acalme-se e não se anule
A anulação pode acontecer quando, por exemplo, o parceiro decide não discutir as ideias e fugir dos conflitos para sair de uma situação. Como resultado, se afasta, evita o contato físico e visual antes de qualquer discussão.
Não conversar sobre as dificuldades pode te afastar do relacionamento e trazer a ideia de estar sozinho mesmo estando acompanhado. Atitudes como essa pode causar ressentimentos entre os dois conforme o passar do tempo.
4. Assuma suas responsabilidades no relacionamento
Ficar na defensiva sempre que houver conflito, negando a responsabilidade, pode responsabilizar sempre o parceiro pelo mesmo erro. A verdade é que ficar na defensiva e não assumir quando erra é algo totalmente prejudicial para a relação.
Aceite sua responsabilidade no relacionamento e procure sempre uma maneira de ser justo com o cônjuge.
Comentários estão fechados.