Cultura brasileira

A cultura brasileira é o resultado da mistura de crenças e costumes de diversos povos, principalmente os africanos, indígenas e portugueses.

A cultura brasileira resulta da miscigenação de vários grupos étnicos que contribuíram para formação da população brasileira.

O Brasil é um país grande em extensão territorial, cada região brasileira possui suas características que se manifestam na culinária, tradições, costumes e crenças.

Os africanos escravizados, populações indígenas, assim como os portugueses, espanhóis, holandeses, italianos, alemães, árabes, japoneses, entre outras sociedades, são responsáveis por influenciar a cultura do povo brasileiro.

A formação da cultura brasileira

A formação da cultura brasileira é influenciada por aspectos da cultura indígena, portuguesa e africana, além da contribuição de diversos imigrantes europeus e orientais.

Leia abaixo um pouco das características desses povos:

Cultura africana

Muitas pessoas foram trazidas à força para o Brasil para serem utilizadas como mão de obra escrava. Junto consigo, elas trouxeram ritos religiosos, costumes, dialetos e culinária.

É muito vasta a contribuição da cultura africana. Veja algumas qualidades:

  • Culinária africana: Acarajé, cocada, pé de moleque, vatapá, cuscuz, canjica, feijão preto;
  • Danças africanas: Maracatu, congada e quilombo;
  • Musicalidade africana: Afoxé, samba;
  • Instrumentos musicais africanos: Atabaque, berimbau, cuíca, tambor;
  • Religiões de matriz africana: Candomblé, Umbanda, Macumba, Quimbanda, Xambá.

A cidade de Salvador, capital da Bahia concentrou o maior número de africanos escravizados, por isso hoje é considerada como “a cidade mais negra fora do continente africano” e “a capital negra da América Latina”.

Cultura indígena

A contribuição da cultura indígena também é muito variada. Diversas palavras e expressões da língua portuguesa do Brasil têm suas origens em línguas indígenas. Algumas delas são:

  • Capivara
  • Catapora
  • Catupiry
  • Mingau
  • Perereca
  • Peteca
  • Tamanduá

Além dos termos indígenas, outro aspecto importante da contribuição desses povos são as lendas do folclore brasileiro, como o curupira, saci-pererê, iara, boitatá, caipora, entre outras narrativas.

Já na culinária, todas as regiões brasileiras vivenciam as influências da alimentação indígena, principalmente o Norte do país. Alguns pratos são: tacacá, tucupi, beiju, moqueca de peixe, pirão, paçoca, entre outros pratos saborosos.

Além disso, ferramentas utilizadas para a caça e pesca como o puçá e a arapuca foram adotadas pelos brasileiros. Assim como utensílios domésticos, por exemplo, cabaça, rede e bolsa canguru (para carregar crianças).

Cultura portuguesa

A cultura portuguesa, entre as culturas europeias, foi a que mais influenciou na constituição da cultura brasileira. O aspecto que mais se destaca é a língua portuguesa.

De acordo com com o censo do IBGE realizado em 2010, o Brasil é o maior país católico do mundo. Tal religiosidade cristã também é herança portuguesa. Vejamos mais características dessa cultura que contribuíram para a constituição da cultura brasileira.

  • Festas populares portuguesas: Carnaval, festa junina e folia de reis;
  • Folclore português: Bicho-papão, lobisomem e a cuca;
  • Brincadeiras portuguesas: Ciranda, pipa, amarelinha, bolinha de gude, pião;
  • Instrumentos musicais portugueses: Violino, piano, sanfona, violão, cavaquinho, viola;
  • Culinária portuguesa: Bacalhoada, quindim, feijoada, trigo, sardinha, manteiga;
  • Cantigas de roda portuguesas: O Cravo e a Rosa, Escravos de Jó, Atirei o Pau no Gato.

Cultura dos imigrantes

A cultura dos imigrantes foi inserida no país juntamente com a vinda deles promovida pela Coroa Portuguesa com a finalidade de ocupar o vasto território que compreende o Brasil.

Dessa maneira, famílias espanholas, sírias, italianas, holandesas, alemãs, prussianas, polonesas, ucranianas, suíças, libanesas, entre outras, se estabeleceram no país.

A produção de vinhos no país se concentra principalmente na região serrana do Rio Grande do Sul, local em que predominam descendentes de italianos e alemães. A presença marcante dos italianos na cidade de São Paulo fez surgir alguns bairros, como o Bixiga, Mooca e Brás.

Além disso, eles introduziram na culinária o canelone, macarronada, pizza, lasanha, entre outros pratos.

Outro bairro famoso na cidade de São Paulo, caracterizado por uma forte presença de imigrantes é o bairro da Liberdade que possui um forte predomínio oriental (japonês). Ele é considerado a maior comunidade japonesa do mundo fora do Japão.

Cultura popular brasileira

Além das influências culturais de diversos povos e países, a cultura popular brasileira é influenciada pela indústria cultural.

A cultura periférica, construída pelos moradores das periferias brasileiras abordam questões sociais, narrando seus modos de vida e criticando o sistema.

O hip hop, rap e funk, gêneros musicais que tiveram sua expressividade marcada nos Estados Unidos, compõe uma cultura autêntica do povo brasileiro, em que é produzida pela e para a periferia.

Dessa maneira percebe-se o quanto a cultura brasileira é plural ao ser impactada por diversas culturas.

Veja mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.