Cultura Chinesa: Costumes, Histórias e Tradições da China
A China é um país extremamente grande. Primeiro em população e quinto em área. Cerca de 1,4 bilhão de pessoas vivem na China, de acordo com o Banco Mundial.
A China é um país extremamente grande. Primeiro em população e quinto em área, de acordo com a CIA. Os costumes e tradições de seus povos variam de acordo com a geografia e a etnia.
Cerca de 1,4 bilhão de pessoas vivem na China, de acordo com o Banco Mundial. São 56 grupos étnicos minoritários no total. O maior grupo é o chinês Han, com cerca de 900 milhões de pessoas. Outros grupos incluem os tibetanos, os mongóis, os manchus, os Naxi e os Hezhen.
Religião
O Partido Comunista Chinês (PCC), que governa a nação, é oficialmente ateu. Entretanto, está gradualmente se tornando mais tolerante com as religiões. Atualmente, existem apenas cinco religiões oficiais.
Qualquer outra religião que não seja o budismo, o taoísmo, o islamismo, o catolicismo e o protestantismo é ilegal. Apesar disso, a constituição chinesa afirma que as pessoas têm liberdade religiosa. A tolerância gradual da religião só começou a progredir nas últimas décadas.
Cerca de um quarto das pessoas pratica o taoísmo e o confucionismo. Há também um pequeno número de budistas, muçulmanos e cristãos. Numerosos ministérios protestantes e católicos falharam na conversão dos chineses para essas religiões.
Os restos cremados de alguém que pode ter sido o Buda foram descobertos no condado de Jingchuan, na China. Buda era um professor espiritual que viveu entre meados do século 6 e meados do século IV aC. Suas lições fundaram o budismo.
Língua
Existem sete grandes grupos de dialetos da língua chinesa. Cada um tem suas próprias variações, de acordo com o Mount Holyoke College. Os dialetos mandarins são falados por 71,5% da população, seguidos por Wu (8,5%), Yue (também chamado cantonês; 5%), Xiang (4,8%), Min (4,1%), Hakka (3,7%) e Gan (2,4%).
Os dialetos chineses são muito diferentes. O chinês é mais como uma família de línguas do que uma única língua composta de várias formas regionais. O complexo dialetal chinês é, em muitos aspectos, análogo à família das línguas românicas na Europa.
A língua nacional oficial da China é o Pŭtōnghuà, um tipo de mandarim falado na capital Pequim. Muitos chineses também são fluentes em inglês.
Culinária
Como outros aspectos da vida chinesa, a culinária é fortemente influenciada pela geografia e diversidade étnica. Entre os principais estilos de culinária chinesa estão o cantonês, que apresenta pratos fritos, e o Szechuan, que depende muito do uso de amendoim, pasta de gergelim e gengibre, e é conhecido por seu tempero.
O arroz não é apenas uma fonte importante de alimento na China, é também um elemento importante que ajudou a crescer sua sociedade. A palavra chinesa para arroz é ‘fan’, que também significa “refeição”. É um alimento básico, assim como brotos de feijão, repolho e cebolinha.
Por eles não consumirem muita carne – ocasionalmente carne de porco ou frango – o tofu é a principal fonte de proteína para os chineses.
As artes
A arte chinesa é grandemente influenciada pela rica história espiritual e mística do país. Muitas esculturas e pinturas retratam figuras espirituais do budismo.
Muitos instrumentos musicais são parte integrante da cultura chinesa. Estes incluem o xun e o guqin, que estão na família da cítara.
Artes marciais de estilo oriental também foram desenvolvidas na China. O país é o berço do kung fu. Esta técnica de luta é baseada em movimentos de animais e foi criada em meados de 1600.
Os chineses antigos eram ávidos escritores e filósofos. Especialmente durante as dinastias Ming e Qing, e isso se reflete na rica história litúrgica do país.
Tecnologia científica
A China investiu grandes quantias de dinheiro em avanços científicos. Atualmente a nação desafia os Estados Unidos quando se trata de pesquisa científica. Um desenvolvimento recente na ciência chinesa é o teletransporte.
Pesquisadores chineses enviaram um pacote de informações do Tibete para um satélite em órbita. A distância era de 1.400 quilômetros acima da superfície da Terra. Isso é um novo recorde para a distância de teletransporte quântico.
Outro avanço é o desenvolvimento de novos trens-bala. Apelidado de “Fuxing”, que significa “rejuvenescimento”, esses trens são sistemas de transporte de alta velocidade que circulam entre Pequim e Xangai. Os trens podem viajar a velocidades de até 350 km/h, tornando-os os trens mais rápidos do mundo.
Costumes e celebrações
O maior festival – também chamado de Festival da Primavera – marca o início do Ano Novo Lunar. Ele cai entre meados de janeiro e meados de fevereiro. É um momento para homenagear os ancestrais. Durante a comemoração de 15 dias, os chineses fazem algo todos os dias para receber o novo ano. O feriado é marcado com fogos de artifício e desfiles com dançarinos vestidos como dragões.
Muitas pessoas fazem peregrinações ao local de nascimento de Confúcio, na província de Shandong em seu aniversário, em 28 de setembro. O aniversário de Guanyin, a deusa da misericórdia, é comemorado visitando templos taoístas.
A data comemorativa fica entre o final de março e o final de abril. Celebrações semelhantes marcam o aniversário de Mazu, a deusa do mar (também conhecida como Tianhou), em maio ou junho. O Festival da Lua é celebrado em setembro ou outubro com fogos de artifício, lanternas de papel e contemplação da lua.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.